Um abrigo para todos
Encontra-se sobre a mesa do governador João Doria plano bem elaborado para a racionalização de espaços ocupados na atualidade por órgãos públicos estaduais, espalhados pelo interior de São Paulo. A medida prevê a concentração de vários escritórios de governo e órgãos de toda natureza, incluindo os de pesquisas, em um só local. Uma das ações mais concentradoras seria na Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde prédios começam a ser adaptados para viabilizar o plano. Economia é o nome da proposta.
Censo 2022
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu que o Censo Demográfico deste ano seja realizado apenas em 2022. Esse entendimento é contrário à decisão do relator, Marco Aurélio Mello, que votou pela realização neste ano. A decisão favorece Bolsonaro, que já havia feito cortes no orçamento do IBGE e adiado o censo. Para os meios voltados a políticas sociais, o adiamento traz prejuízos a programas de distribuição de benefícios.
A postura desagregadora do governador de São Paulo amplia seu isolamento político”
ACM Neto, presidente nacional do DEMOCRATAS
MAIS UM NO NINHO
O PSDB paulista acaba de ganhar mais um membro e de se estruturar com vistas à campanha sucessória de 2022: Rodrigo Garcia, vice-governador de João Doria, assinou, na manhã de ontem, a ficha de filiação nos tucanos, em solenidade realizada em hotel de luxo da Zona Sul de São Paulo.
MAIS UM NO NINHO 2
Se os tucanos comemoraram jubilosamente a conquista de Garcia, a cúpula do Democratas abominou a troca de partido. ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM acusou Doria de ter pressionado seu vice.
*****
ACM Neto enviou recado ao governador de São Paulo, na verdade, um míssil atômico: “A saída de Garcia do DEM é fruto de uma inexplicável imposição estabelecida pelo governador de São Paulo, cuja inabilidade política tem lhe rendido alta rejeição e afastado seus aliados”.
MENOS UM NO NINHO
Contudo, pelo jeito, quem está em desvantagem nesse episódio de desfiliações é o próprio Democratas.
****
Enquanto ACM Neto ataca João Doria pela perda de Rodrigo Garcia, o ex-presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia anuncia sua desfiliação do DEM, reclamando de divergências com o neto do ex-governador da Bahia Antonio Carlos Magalhães.
BASE REGIONAL
Nos meios políticos, atenções voltadas para a movimentação nos escritórios do deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL) - ex-candidato à Prefeitura de Campinas -, por conta de reuniões com vereadores e lideranças da RMC. Estaria construindo base para a disputa eleitoral de 2022?
CONTRA ATAQUE
Um grupo de juristas liderado pelo desembargador Alfredo Attié, presidente da Academia Paulista de Direito, ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido para a obtenção de “declaração de incapacidade” do presidente Jair Bolsonaro.
****
Na justificativa, Attié diz que “há um sofrimento intenso do povo, causado pelas medidas tomadas por um governo que destrói as bases jurídicas, políticas, sociais, econômicas e de saúde da sociedade brasileira”.
LUTO NO RIO
Morreu, aos 66 anos, Jorge Picciani, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Pecuarista e filiado ao PMDB desde 1995, tornou-se figura do noticiário nacional em 2017, quando foi preso na Operação “Cadeia Velha”, acusado em um esquema de propina do setor de transportes no estado. Foi aliado de Sérgio Cabral.