Neste domingo (7), a 187ª Festa do Divino é realizada no Largo dos Pescadores, na região da Rua do Porto, em Piracicaba. A cerimônia terá início às 9 horas, com missa celebrada pelo monsenhor Jamil Abib, no salão da Irmandade do Divino, que coordena o evento.
Na sexta-feira, o presidente da entidade, Airton Roniê Avancini e a secretária de Turismo, Rose Massarutto, apresentaram os detalhes da programação para a imprensa e também o novo sistema de preparo do cuscuz, um dos pratos típicos mais consumidos durante os quatro dias de programação festiva do evento, que vai de 11 a 14 de julho.
"Para atender a exigência da Vigilância Sanitária foram adquiridas 50 novas fôrmas de inox para o preparo do cuscuz, que continua sendo cozido no vapor, um dos principais diferenciais dessa festa", disse Rose. As fôrmas antigas corriam o risco de oxidação e o sistema de limpeza era mais difícil.
O primeiro teste das novas cuscuzeiras foi feito ontem. Maria Lúcia Diehl e Santa Romero Avancini, voluntárias do evento, prepararam o cuscuz, que foi aprovado por todos que participaram da entrevista coletiva. "A única diferença é que ele é um pouco menor que o anterior, mas o cuidado com a decoração e a colocação aos poucos da massa, para que ele fique bem socado, é o mesmo", explicaram.
De acordo com o presidente da Irmandade, somente para o cuscuz foram preparados 800 quilos de frango.
Mais de uma tonelada de leitoa deverá ser consumida no evento. "Vamos preparar 1.500 quilos", afirmou Avancini. A leitoa servida é assada no evento, que tem ainda fritas, espetinho, frango à passarinho, bebidas e outros alimentos no restaurante da entidade e em mais 30 barracas que serão instaladas na avenida Beira Rio.
Nesse ano, uma tenda maior, com oito metros será instalada no Largo dos Pescadores e na rua Moraes Barros. "Se chover nos dias da festa, as pessoas ficarão protegidas", contou a secretária.
Ao todo, cerca de 50 voluntários, por dia, participarão dos preparativos da festa, que tem início dia 11, às 20 horas, com jantar,
O evento tem ainda programação folclórica, com a apresentação de grupos de dança, como a congada e a realização de cururu.