Em partida marcada pela expulsão do brasileiro Thiago Silva ainda no primeiro tempo, o Paris Saint-Germain empatou por 1 a 1 em casa diante do Valenciennes (12º), neste domingo (5), no encerramento da 35ª rodada da Ligue 1.
Se tivesse vencido, o time parisiense teria praticamente garantido o título. A três rodadas do fim da competição, viu cair para sete pontos sua diferença para o vice-líder Olympique de Marselha, que superou o Bastia (13º) por 2 a 1 no sábado.
Se a vantagem fosse de nove pontos, o Olympique ficaria com a missão impossível de vencer seus três jogos, torcer por três derrotas do rival e ainda tirar uma enorme diferença no saldo de gols (+41 contra +7).
No Parque dos Príncipes, o Valenciennes saiu na frente logo aos 17 minutos de jogo com um gol do meia Gael Danic.
A situação do PSG ficou ainda mais complicada aos 43, quando o capitão Thiago Silva foi expulso por ter empurrado o árbitro da partida.
Os parisienses evitaram um vexame maior aos 38 da etapa final, quando outro zagueiro brasileiro, Alex, empatou a partida de cabeça numa cobrança de escanteio do argentino Ezequiel Lavezzi.
Mais cedo, o Lyon deu um passo importante rumo à classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões ao vencer com facilidade, por 3 a 0, no campo do Nancy (17º).
Com o resultado, o Lyon soma 63 pontos, três a mais que o Nice (4º), que mais cedo venceu fora de casa pelo placar de 3 a 0 seu jogo contra o Rennes (11).
Em Nancy, o atacante Bafétimbi Gomis anotou dois dos três gols dos visitantes e o meia Yohan Gourcuff também deixou sua marca.