ECONOMIA

Serasa aponta alta de 5,3% no Dia das Mães

O resultado foi considerado razoável, já que o número apresenta uma desaceleração desde 2012

Agência Estado
correiopontocom@rac.com.br
13/05/2013 às 17:12.
Atualizado em 25/04/2022 às 16:17

O volume de vendas na semana que antecedeu o Dia das Mães cresceu 5,3% em todo o Brasil na comparação com igual data do ano passado. O resultado foi considerado razoável pelo Serasa, já que o número vem apresentando uma desaceleração desde 2012, quando o crescimento foi de 7,3%.

Na Grande São Paulo o aumento foi de 4,5%. "Não é um crescimento que dê para reclamar, apesar de ter sido menor que no ano passado", disse o economista da Serasa Experian, Carlos Henrique Almeida. Segundo a instituição, a culpa de o crescimento não ter sido maior foi de três fatores: inadimplência, inflação e juros.

A inadimplência, segundo o economista Carlos Henrique de Almeida recuou desde o fim do ano passado, mas não o suficiente para deixar de impactar as vendas do dia das mães. "A inadimplência apresenta resistência à queda, o crédito está mais seletivo. Quem se endividou quando o crédito estava mais fácil, agora encontra dificuldade para se refinanciar", analisou Almeida.

A grande diferença com relação ao cenário de 2012, na opinião do economista, é a alta da inflação, com o IPCA em 6,49% em 12 meses. E a alta nos preços influencia no terceiro fator apontado pelo Serasa Experian para um desempenho abaixo do esperado, o aumento dos juros. "Não é só o 0,25% de aumento (na taxa básica de juros), mas é o mercado que já tinha a expectativa de aumento de juros", conclui Almeida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por