O aplicativo para celular que poder ser usado por pessoas da terceira idade em situações de urgência e emergência, inclusive de violência
(Divulgação)
A Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo, através do COI (Centro de Operações Integradas) da Guarda Civil Municipal (GCM), realiza fase experimental de um projeto para ampliar aos idosos o uso do botão do pânico.
ENTENDA
A medida é realizada através de um aplicativo para celular que poder ser usado por pessoas da terceira idade em situações de urgência e emergência, inclusive de violência.
Atualmente, o aplicativo está disponível para mulheres assistidas pela Patrulha Guardiã Maria da Penha e profissionais da educação em escolas do município.
A Secretaria de Defesa Social está cadastrando os idosos interessados em ter o botão do pânico e aprimorando a interface do dispositivo para deixá-lo mais fácil para utilização.
O projeto ainda estuda a possibilidade de integração com o Serviço de Emergências (192) da Secretaria de Saúde, proporcionando um atendimento integrado e ágil para que o idoso possa acionar caso esteja sendo vítima de maus-tratos, ou até mesmo se estiver com algum risco de saúde.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.