EM NOVA ODESSA

Caminhoneiro é assassinado ao cair no golpe do falso frete

Vítima reagiu, esfaqueando os criminosos, mas acabou sendo ferida e morta pelos assaltantes

Alenita Ramirez/alenita.ramirez@rac.com.br
06/06/2024 às 07:46.
Atualizado em 06/06/2024 às 07:46
A carga de trigo que a vítima transportava estava destinada a ser entregue a uma empresa em Nova Odessa (Divulgação)

A carga de trigo que a vítima transportava estava destinada a ser entregue a uma empresa em Nova Odessa (Divulgação)

Um caminhoneiro de 40 anos, originário do Triângulo Mineiro, morreu na manhã de ontem em Nova Odessa, na região de Campinas, atraído pelo golpe do falso frete, uma prática criminosa recorrente em todo o país. A vítima reagiu, esfaqueando os criminosos, mas acabou sendo atingida e morta pelos assaltantes.

O crime ocorreu quando o motorista já havia sido colocado dentro do carro dos criminosos e estava sendo levado para um cativeiro. Aproveitando um momento de distração dos assaltantes, o caminhoneiro pegou uma faca que estava na cintura de um deles e golpeou os criminosos, que desceram do veículo e dispararam contra ele. Um dos disparos atingiu a pessoa que morreu no local.

Um dos suspeitos tentou se passar por vítima e procurou ajuda em uma base da Polícia Militar (PM), mas acabou sendo identificado e detido no hospital. Seu comparsa foi encontrado escondido debaixo de uma lona nas proximidades e confessou a participação no golpe do falso frete. Este é o primeiro latrocínio registrado em Nova Odessa este ano e o primeiro em quatro anos.

O motorista de caminhão transportava uma carga de trigo, que havia saído do Triângulo Mineiro e seria entregue em uma empresa localizada no Jardim Florida, em Nova Odessa. Conforme o capitão da PM, Edson da Costa Pereira, imagens da "Muralha Digital" mostram o caminhão entrando na cidade às 6h18. A PM foi acionada por volta das 7h.

Os suspeitos, de 20 e 27 anos, são de Taboão da Serra, na região de Osasco. Eles estavam em um veículo HB20 branco, com placas e chassis adulterados, e o abordaram quando ele estacionou o caminhão na Rua Gertrudes Ximenes Carrion para descarregar o trigo na empresa. "Provavelmente, ele, para não voltar com o caminhão vazio, usou um aplicativo de contratação de fretes e combinou o serviço com os criminosos, sem saber que se tratava de um golpe", explicou o capitão da PM.

O GOLPE 

Criminosos têm aplicado o golpe do falso frete, no qual se passam por representantes de empresas interessadas em transportar cargas para determinados destinos. Eles marcam encontros com caminhoneiros para negociar a suposta carga, mas o verdadeiro alvo é o caminhão, que frequentemente é desmontado ou comercializado inteiro, sendo enviado para outros estados ou até para o Paraguai.

Durante a ação, os motoristas são mantidos reféns em cativeiros situados em áreas de mata, onde podem permanecer por horas ou até dias. Nesse período, os bandidos roubam celulares e dinheiro e, em alguns casos, realizam sequestros, exigindo resgates das famílias.

A Polícia Federal (PF) de Campinas desarticulou recentemente uma organização criminosa especializada em roubos de caminhões e cargas. Treze integrantes foram identificados e nove deles presos. A quadrilha atuava nas rodovias da Região Metropolitana de São Paulo, mas, após um latrocínio contra um motorista do Paraná em fevereiro, em São Lourenço da Serra, migraram suas operações para a macrorregião de Campinas. No caso mais recente, ocorrido em Nova Odessa, o capitão Pereira informou que um dos criminosos confessou terem vindo de São Paulo para roubar o caminhão. Durante a tentativa de assalto, um dos bandidos foi superficialmente golpeado no pescoço e conseguiu fugir, pedindo socorro na base da PM. O outro comparsa, ferido no abdômen, correu para uma área de mata e se escondeu debaixo de uma lona.

"Fomos acionados por trabalhadores das empresas locais. Quando as equipes chegaram, encontraram a vítima dentro do carro e rastros de sangue no chão. Seguimos o rastro até localizar um dos criminosos ferido. Testemunhas relataram que havia dois assaltantes e que o outro tinha fugido. Os dois tentaram roubar um veículo Palio, mas o motorista conseguiu escapar", relatou o capitão Pereira.

Com base nas informações das testemunhas, os policiais identificaram que a o indivíduo que havia pedido ajuda na base da PM era, na verdade, um dos criminosos. Os assaltantes foram levados ao Hospital Municipal, sendo que um deles se encontra em estado grave. O bandido mais velho possui antecedentes criminais por receptação e associação criminosa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por