Teleconsulta foi utilizada por 23,6 mil pessoas em Campinas; apenas 3,76% precisaram de encaminhamento para receber assistência de forma presencial
Serviço foi avaliado com uma nota média de 8,8 em uma escala que vai de zero a dez, de acordo com as 5,9 mil avaliações analisadas e divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Alessandro Torres)
Um levantamento inédito da Secretaria de Saúde de Campinas revelou que 36,7 mil teleatendimentos, incluindo retornos de usuários, foram feitos entre março de 2023, quando a telessaúde foi implementada em Campinas, até junho deste ano. O número se divide entre 23,6 mil teleconsultas e 13 mil teleinterconsultas. Do total de pacientes atendidos pela primeira modalidade, 891 precisaram ser encaminhados até um prontosocorro para a assistência presencial. O número representa 3,76% dos casos, o que mostra que em mais de 96% dos casos em que a teleconsulta foi utilizada não houve necessidade de deslocamento.
A criação do programa de Saúde Digital é uma tentativa de otimizar e qualificar a assistência no SUS Municipal, conforme explicou a Prefeitura. Durante o mesmo período, foi ultrapassada a marca de 6 mil horas de atendimentos aos pacientes, o que equivale a 255 dias de trabalho ininterruptos.
“Cada vez mais a telessaúde se consolida como uma modalidade extremamente importante para oferecer novas ferramentas de assistência no SUS Municipal. Quem aceita essa forma de atendimento pode, por exemplo, realizar uma teleconsulta para o monitoramento do tratamento iniciado. Ao mesmo tempo, conseguimos otimizar a oferta na assistência presencial nos centros de saúde e prontos-socorros dos hospitais para quem realmente precisa se deslocar até uma unidade”, explicou a médica Thaís Leitão, coordenadora da Saúde Digital.
A Saúde recebeu neste período 5,9 mil avaliações de satisfação sobre a Saúde Digital e a nota média ficou em 8,8 em uma escala de zero a dez, o que foi celebrado por Thaís.
"A assistência presencial permanece e não é substituída. A telessaúde é uma modalidade para fortalecer o SUS Municipal, ampliando o acesso e a qualificação assistencial. Os indicadores devem melhorar cada vez mais com a popularização dos serviços”, destacou.
TELECONSULTA E TELEINTERCONSULTA
A telessaúde é sempre indicada após o usuário do SUS Municipal receber uma avaliação prévia feita por um profissional de saúde na unidade básica de referência ou diante da possibilidade de oferta para usuários aguardando atendimento com especialista. Caso ele aceite, há duas formas de acesso aos serviços.
A primeira é a modalidade de teleconsulta, que consiste em o paciente receber um atendimento diretamente com o médico por meio de videochamada, utilizando o computador e celular próprio ou a infraestrutura de uma unidade de saúde. Atualmente, ela pode ser realizada com médicos clínicos gerais e de especialidades, tanto credenciados como os não credenciados que atuam em unidades que possuem convênio com a Prefeitura. São especialistas em dermatologia, reumatologia, gastroenterologia, proctologia e neurologia.
A segunda é a modalidade de teleinterconsulta. Quando o médico da unidade de saúde percebe a necessidade do apoio, suporte e avaliação conjunta com um outro profissional especialista, ele pode, por meio do uso da plataforma de telessaúde, fazer uma solicitação na especialidade. Profissionais das Policlínicas e outros parceiros do Município otimizam essa assistência quando atendem aos chamados para fazer orientações, indicações de exames e outras condutas para o médico da família do paciente. A oferta já está disponível para as áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia, urologia e hematologia. Com isso, o paciente recebe dois atendimentos em única consulta. Há ainda teleinterconsultas multiprofissionais para suporte às equipes, como no caso do Centro de Referência ao Idoso.
Na prática, o usuário da rede pública, ao buscar por um centro de saúde, pode receber a oferta de uma assistência mais ampla e ágil, o que também beneficia quem realmente precisa dar continuidade no atendimento presencial.
COMO FUNCIONA
Quem aceita a telessaúde recebe uma mensagem da assistente virtual Ana pelo número (19) 9-9604-3012. A Pasta destaca que ela não aceita ligações e a identificação aparece como Acesso Fácil Saúde Campinas, incluindo o logotipo.
O paciente que aceita recebe um comprovante com o horário do atendimento on-line por WhatsApp ou SMS pelo número da Saúde Digital, o (19) 9-9962-0245. Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente para ele clicar e entrar na sala virtual do médico.
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