Diretores manifestam preocupação com a flexibilização (Reuters/ Umit Bektas)
A Prefeitura de Limeira voltou a recomendar a utilização de máscaras em ambientes fechados e com aglomeração, especialmente para os públicos de risco, tais como pessoas com comorbidades, gestantes, doenças crônicas ou imunossuprimidas.
De acordo com a Secretaria de Saúde, pessoas com sintomas respiratórios também recomenda-se utilizar a máscara para proteção dos demais. A pasta também afirma que a medida está fundamentada na circulação da sublinhagem BQ.1, que está avançando, atingindo sobretudo naqueles que não concluíram o esquema vacinal.
“Temos agido ao longo destes dois anos com rapidez, prudência, e bom senso, o que colocou Limeira como referência no enfrentamento à Covid-19. Neste momento, anunciamos essa medida de modo cautelar, mostrando mais uma vez que estamos atentos ao cenário epidemiológico da doença”, afirmou o prefeito Mario Botion.
Alexandre Ferrari, assessor executivo da pasta, ressalta que não há no município aumento significativo de casos. “Mesmo sem identificarmos um movimento crescente nas ocorrências de contaminação, estamos em alerta e preparados para reagir imediatamente”, comentou.
A medida tem caráter preventivo e que Limeira não se encontra em um período de alta transmissão. “Vale reforçar, neste momento, a importância das vacinas contra a Covid e a aplicação das doses de reforço como medidas efetivas contra a doença", afirmou o secretário de Saúde, Vitor Santos.