Cerca de 100 pessoas participaram do ato, segundo os organizadores (Kama Ribeiro)
Usuários do Centro de Saúde “Osvaldo Serra Von Zuben”, na Vila Boa Vista, em Campinas, concentraram-se na Rua das Acácias, em frente à unidade, para manifestar a insatisfação em relação ao atendimento realizado por apenas por um médico no local. A manifestação foi organizada por membros do Conselho de Saúde local e reivindicou ainda a falta de medicamentos, que, segundo eles, é rotineira no local. A Prefeitura nega o problema.
Segundo uma das conselheiras que organizaram o ato, Ana Maria Leme, os problemas enfrentados pelo bairro tem afetado principalmente os usuários que apresentam comorbidades, ou seja, sofrem de doenças crônicas. “Nas últimas semanas, recebemos muitas reclamações e constatamos o problema”, disse.
Cerca de 100 pessoas participaram do ato, segundo os organizadores. Entre elas estava a dona de casa Rita de Cássia de Oliveira, 56 anos. Usuária do CS e moradora do bairro há 50 anos, ela garantiu que é frequente a falta de médicos. “Eu mesmo estive aqui ontem e precisei revalidar a minha receita e não tinha um médico. Fiquei sem meu medicamento. O CS é novo, mas os problemas, velhos.”. Outra usuária, a desempregada Maria Patrocínia Travezanuto, 59 anos, confirma a dificuldade em encontrar medicamentos no equipamento público. “A gente precisa e quando vem buscar está em falta. Tá difícil, né!”
A Secretaria de Saúde informou, no entanto, que o CS da Vila Boa Vista conta com uma equipe multidisciplinar de saúde e ganhará o reforço de mais uma médica e um assistente social, em processo de contratação.
A unidade atende em média 200 pessoas por dia e conta com médico clínico geral, pediatra e ginecologista e a equipe é composta por enfermeiros, dentistas, fonoaudióloga, psicóloga e residentes das áreas de nutrição, enfermagem e fisioterapia e que não procede a informação de falta de funcionários ou insumos.