VIRACOPOS

Radares no acesso começam a funcionar

Os equipamentos foram instalados nos dois sentidos da Avenida José Amgarten e o limite é de 70 km/h

Bruno Bacchetti
12/05/2015 às 05:00.
Atualizado em 23/04/2022 às 14:08
Radares no acesso e saída de Viracopos foram instalados após estudos apontarem abusos nos motoristas no trecho (Janaina Ribeiro/Especial para a AAN)

Radares no acesso e saída de Viracopos foram instalados após estudos apontarem abusos nos motoristas no trecho (Janaina Ribeiro/Especial para a AAN)

Dois radares de velocidade nas vias de acesso e saída ao Aeroporto Internacional de Viracopos entram efetivamente em operação nesta quarta-feira (13), após um período de 30 dias de conscientização dos motoristas. Os equipamentos foram instalados nos dois sentidos da Avenida José Amgarten, e o limite de velocidade é de 70km/h. A via é a única ligação entre o trevo da rodovia Santos Dumont (SP-75) e da rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324) ao aeroporto, e estudos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) comprovaram o abuso de velocidade dos motoristas nos dois sentidos da avenida. A multa por excesso de velocidade varia de R$ 85,13 (até 20% superior à velocidade permitida) a R$ 574,62 (acima de 50% da velocidade no trecho), com a perda de quatro até sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os dispositivos começaram a ser implantados em 31 de março, após estudos técnicos realizados pela Emdec. Os radares foram acionados em 13 de abril, mas não realizaram autuações durante um mês. A autarquia não terá nenhum custo extra com os dispositivos — somente as despesas com manutenção. Os estudos da Emdec tiveram início no final do ano passado após pedido feito pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. A concessionária alegou motivo de segurança e afirmou ter recebido diversas reclamações de usuários do aeroporto sobre o excesso de velocidade praticado na avenida. As análises apontaram uma velocidade média de 95km/h no sentido Viracopos, e 90km/h no sentido Campinas. As duas marcas são 35,71% e 28,57%, respectivamente, maiores do que a velocidade máxima regulamentada, de 70 km/h.  “A concessionária falou conosco que haviam muitos abusos no local, fizemos estudos e constamos isso. Tinha veículos trafegando a 140km/h, 150km/h nesse trecho de quatro quilômetros. Por isso chegamos à conclusão que a melhor forma de fazer o controle de velocidade seria colocar os radares”, explicou secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. Segundo Barreiro, desde a implantação dos radares já foi constatada redução da velocidade no trecho, mesmo sem a aplicação da multa. “Fazemos avaliações permanentes e já houve redução de velocidade no local, só pela suposição do dispositivo, que ainda não está multando. É uma boa notícia, porque queremos que a velocidade seja respeitada”, afirmou o secretário. O formato atual da avenida, com pista dupla, foi liberado no início de outubro do ano passado após a construção de uma via paralela à antiga. A alteração melhorou a fluidez no trânsito, tanto na entrada como na saída do aeródromo, que já começava a ficar congestionado em horários de pico. Antes o acesso era de mão dupla com pista simples. Barreiro confirmou que a Emdec estuda implantar, em breve, radares inteligentes com leitores de placas no local, que identificam veículos furtados, roubados ou clonados. “Não fizemos ainda esse estudo, porque isso exige outra licitação. Mas vamos estipular isso na próxima licitação em locais que sejam necessários”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por