Desde o início do ano, os moradores de Vinhedo têm a oportunidade de vacinar cães e gatos gratuitamente contra raiva animal. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza a vacina durante todo o ano.
O proprietário interessado deve levar seu animal ao Departamento de Vigilância em Saúde para ser vacinado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Não são fornecidas doses da vacina para serem levadas para casa.
A raiva é uma doença transmitida ao homem por mordida, arranhões e lambeduras de cães, gatos ou morcegos infectados.
Informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância em Saúde, localizado na Avenida João Páffaro, 556, esquina com Rua das Margaridas, no bairro Pinheirinho. Telefone 3886-5333.
Castração
Além da vacina contra raiva animal, a Prefeitura também disponibiliza gratuitamente a campanha permanente de castração de animais de pequeno porte (cães e gatos), independente da idade, raça e sexo do animal e das condições socioeconômicas do proprietário, que deve residir em Vinhedo.
A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos com o objetivo de realizar o seu controle populacional e evitar o aumento de animais errantes que podem potencializar a transmissão de doenças, como a raiva
A cirurgia é feita através de anestesia geral, é simples, executada apenas por veterinários da Prefeitura e pode ser feita a partir dos cinco meses de idade em ambos os sexos.
Os moradores de Vinhedo interessados em castrar seus animais de forma gratuita podem procurar o Departamento de Vigilância em Saúde para realizar a inscrição do animal. Cópias do RG do proprietário do animal, comprovante de endereço e a carteirinha de vacinação do cão ou do gato devem ser apresentados no ato da inscrição, no Departamento de Vigilância em Saúde.
Estrutura do Departamento de Vigilância em Saúde
A estrutura física do Setor de Controle de Zoonoses, área do Departamento de Vigilância em Saúde destinada às atividades que envolvem animais, é formada por sala de vacina, sala de coleta, centro cirúrgico, área pós-cirurgia, laboratório de coleta de sangue para análise, canil e gatil com 12 baias isoladas para permanência dos animais em período determinado de observação. Há, ainda, um laboratório para identificação de larvas e carrapatos, sala de treinamento de funcionários e área para realização de palestras e orientação sobre posse responsável.
O Departamento de Vigilância em Saúde foi inaugurado no final do ano passado e abriga, ainda, outros dois setores da Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica. E funciona de segunda a sexta-feira, 8h às 17h.
Fonte:
Assessora de Imprensa da Prefeitura de Vinhedo
Jornalista responsável: Karina Folegatti
MTb: 30.894
Telefone: 3826-7592 / 3826-7830 / 3826-7822
Karina.comunicacao@vinhedo.sp.gov.br