Um estudo da empresa Initial Washroom Hygiene, do Reino Unido, especializada em limpeza de banheiros públicos, afirmou que bolsas femininas têm mais micróbios do que a maioria dos vasos sanitários.
Isso porque as mulheres acabam colocando a bolsa em qualquer lugar, e além disso, pegam nelas o tempo todo, o que transfere microorganismos das mãos para a bolsa.
A microbiologista Rosana Siqueira dos Santos afirma que não há motivo pra pânico, já que carregamos muitos micróbios com a gente. “Só os micróbios de outras pessoas podem ser perigosos”, explica.
Para ela, é bom evitar que as bolsas sejam largadas em qualquer lugar. “Uma pessoa saudável dificilmente ficará doente com esses micróbios. Já uma criança, um doente ou um idoso pode se contaminar com facilidade”, afirma ela.
Creme é um dos mais sujos
De acordo com a pesquisa, os cremes de mãos, batons e estojos de maquiagem são os itens mais sujos que as mulheres carregam nas bolsas. A auxiliar administrativa Maria Aparecida dos Santos Lima, 26 anos, não se descuida da bolsa. “Não deixo a bolsa jogada até mesmo porque tenho criança em casa”, explica.
Vera Lúcia Silva, 59 anos, coloca a bolsa em um cabide assim que chega em casa. “Uma vez por semana limpo e passo um pano com álcool”, conta. A empresária Joenne Souza Silva, 32, tem xodó pelas bolsas. “Tenho várias e é difícil limpar todas, por isso evito lugares com sujeira.”