Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Na edição de domingo, o Estadão divulgou os dados da pesquisa Genial/Quaest, onde o foco principal questionado foi se o Presidente Lula merece mais uma chance como Presidente nas eleições de dois mil e dezesseis. A pesquisa, realizada com dois mil e quarenta e cinco eleitores, de forma presencial, tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de noventa e cinco por cento. De acordo com os dados da pesquisa, cinquenta e cinco por cento rejeitam um novo mandato para Lula, enquanto quarenta e dois por cento acham que o petista merece mais uma chance. Os que não souberam ou não responderam são três por cento.
…eleitoral
Felipe Nunes, Diretor da Quaest, observa que “embora ainda esteja distante, a eleição de dois mil e vinte e seis já começa a se desenhar, e o Presidente Lula terá que ganhar a confiança da maioria do eleitorado para merecer mais uma chance”. A situação de Lula no Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo) é mais difícil, onde os que rejeitam uma nova chance ao petista são sessenta e três por cento contra trinta e três dos que defendem que ele merece um novo mandato.
Relevância...
Embora com rejeição majoritária para um novo mandato, Lula continua sendo a figura política com maior índice de votos entre os personagens testados. Ele poderia receber quarenta e sete por cento dos votos enquanto Bolsonaro (mesmo inelegível) receberia trinta e nove por cento.
...dos números
Embora distante das eleições presidenciais, esses números adquirem importância e relevância em razão da nacionalização das eleições municipais deste ano, em que será muito explorado, considerado e decisivo o apoio dos que representam e defendem nacionalmente os candidatos “conservadores” e os “progressistas”.
São Paulo...
São Paulo é um bom exemplo disso, onde o Prefeito Ricardo Nunes formou uma ampla coligação partidária, mas o fator mais destacado é que terá o apoio do Ex-Presidente Bolsonaro, enquanto Guilherme Boulos, com forte aliança das esquerdas, será apoiado e defendido por Lula. Corre por fora, defendendo uma posição claramente de “centro”, a pré-candidata Tabata Amaral que, mesmo sendo do PSB de Geraldo Alckmin, defende distância dos extremos, tendo ao seu lado o PSDB, que luta para se reposicionar no cenário político nacional ocupando o espaço “livre da polarização”.
...e Campinas
Mesmo cenário se percebe em Campinas, onde o Prefeito Dário também formou robusta aliança com Partidos do “centro para a direita” e será apoiado pela corrente “bolsonarista”, além de contar com o PSB de Alckmin e Jonas Donizete, com Wandão de Vice, repetindo a fórmula.
xxx
Disputando pelas “esquerdas” a coligação que tem Pedro Tourinho, do PT, como pré-candidato a Prefeito e Edilene Santana, do PSOL, como sua Vice, que contará com o forte apoio de Lula.
Terceira via
Rafa Zimbaldi, pré-candidato da “federação Cidadania PSDB”, além de estar distante da “polarização”, aparece muito bem nas pesquisas recentes, em segundo lugar a poucos pontos atrás de Dário e muitos a frente de Tourinho.
Reflexões
São apenas conjecturas e reflexões sobre o tabuleiro eleitoral, onde a pesquisa apontada acima sobre o cenário nacional certamente será importante, pois “apoios” dos líderes nacionais poderão ser decisivos na “vitória” ou na “derrota” do candidato, dependendo de suas aceitações aos olhos e ao humor do eleitorado.
Dengue
O Vereador Marcelo da Farmácia foi diagnosticado com dengue, devendo ficar afastado de suas atividades parlamentares pelo período de dez dias, sem necessidade de internação, estando em período de recuperação em sua casa.
ORDEM DO DIA
“O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota”.
Nelson Rodrigues