XEQUE-MATE DO ESPORTE

Viola

Paulo Reda
19/05/2024 às 11:21.
Atualizado em 19/05/2024 às 11:21
Viola com a camisa do Guarani, em 2004 (Julio Cesar Costa/AAN)

Viola com a camisa do Guarani, em 2004 (Julio Cesar Costa/AAN)

Autor do gol do Guarani na última vitória do time sobre o América-MG, em 2004, o ex-atacante Viola foi eternizado na calçada da fama do Corinthians em março deste ano. Com a camisa corintiana, Viola atuou em 283 partidas e anotou 105 gols. Foram três títulos no período: Paulistão (1988 e 1995) e Copa do Brasil (1995). De acordo com o site oficial do Guarani, Viola fez 38 jogos pelo clube em 2004 e marcou 15 gols.

Viola 1

Os torcedores bugrinos mais antigos, por outro lado, lembram do atacante em um contexto bem diferente. Ainda em início de carreira, Viola foi o autor do gol do título do Campeonato Paulista de 1988, conquistado pelo Corinthians sobre o Guarani, no Brinco de Ouro. Na época, Neto, Evair, João Paulo e Boiadeiro eram algumas das feras da equipe de Campinas.

a frase

“Quinta-feira tive um dia ruim por lesionar um colega de trabalho”.
Igor Vinícius, lateral do São Paulo


Joel Santana e Carlos Alberto

Se Joel Santana era o técnico bugrino em 2004 na última vitória do Guarani sobre o América-MG, no banco adversário estava o saudoso Carlos Alberto Silva, campeão brasileiro em 1978 pelo clube campineiro. Em 2024, Joel foi homenageado na calçada da fama do Maracanã, no dia 1 de abril. Treinador folclórico, ele dirigiu os quatro grandes clubes do Rio, entre outros vários times. Entre os principais títulos, estão um Brasileiro (2000), uma Mercosul (2000) e sete Campeonatos Cariocas (92, 93, 95, 96, 97, 2008 e 2010).

De olho no Sul 

Ex-preparador físico do Guarani entre os anos de 2009 e 2011, Walter Grassmann está de olho nos acontecimentos no Rio Grande do Sul. Residente em Curitiba, o profissional tem duas passagens pelo Brasil de Pelotas-RS, nos anos de 2019 e 2021. Ele busca se informar também por intermédio de amigos, como Alex Lessa, que é de Pelotas e que na atualidade atua no Juventude. “Também conversei com o Lucianinho que mora em Veranópolis e que trabalhou comigo na comissão técnica do Náutico por 14 meses”. “Ele disse que em Veranópolis não tem enchente, mas eles não podem sair para lugar nenhum porque não tem estrada”, lamentou.

De olho no Sul 1 

Para Grassmann, é preciso esperar os acontecimentos. Sua dedução, no entanto, é que as consequências podem recair sobre o futebol. “O gaúcho da segunda divisão está parado. Terão que retirar Grêmio, Internacional e Juventude para jogar em outras capitais”, disse o preparador físico, que se posicionou contra a paralisação do Campeonato Brasileiro da Série A por duas rodadas. “Como você vai ter datas para jogar tudo isso? Vai ter que repor e a carga de partidas vai ser maior. Talvez ocorra a perda de mais atletas contundidos”, disse Grassmann.

Luta contra o racismo 

A Fifa anunciou anteontem, durante o seu Congresso Anual, um plano de combate ao racismo. A iniciativa vai envolver os 211 países filiados. A entidade que comanda o futebol no planeta vai recomendar que todas as federações nacionais incluam, em seus códigos disciplinares artigos específicos para enquadrar crimes de racismo. Está previsto até o encerramento da partida. A derrota será decretada ao time que estiver associado ao ato racista.

Luta contra o racismo 1 

A punição imposta pela Fifa é semelhante à adotada pela CBF no ano passado. "A decisão anunciada nesta sexta-feira é histórica e mostra a coragem do presidente Gianni Infantino e de todas as federações filiadas em lutar contra o racismo no futebol e no mundo. Fico ainda mais contente por essa luta fazer parte da minha história", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em declaração divulgada no site oficial da entidade.

Demissão 

Carlitos Tevez não é mais técnico do Independiente. Apesar de fazer a equipe acompanhar os melhores do país, o fato de não conseguir vaga nos mata-matas em nenhuma das duas edições das Ligas da Argentina o fez pedir demissão. O ex-jogador do Corinthians e Boca Juniors anunciou a decisão à diretoria do Independiente e seu desligamento vai ocorrer após o jogo com o Platense, hoje, fora de casa, pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Argentino. 

COLABORARAM: ELIAS AREDES E SILVIO BEGATTI

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por