(Alessandro Torres)
A partir de segunda-feira a Secretaria de Saúde inicia a campanha de vacinação contra a poliomielite com foco em crianças de até quatro anos de idade, indo até quatorze de junho, período no qual espera sejam aplicadas nos Centros de Saúde; em pelo menos sessenta e oito escolas, shoppings e terminais de ônibus. A mete da Secretaria da Saúde é vacinar contra pelo menos noventa e cinco por cento das crianças até quatro anos, grupo estimado em cinquenta e sete mil pessoas. Para este grupo a vacinação será indiscriminada, ou seja, mesmo que a criança tenha o esquema vacinal completo deverá receber a dose da vacina oral.
...contra poliomielite
O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em mil novecentos e oitenta e nove, e em noventa e quatro houve certificação de área livre de circulação do polivirus selvagem, mas em dois mil e vinte e três o país foi classificado de alto risco para reintrodução do polivirus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas. A doença é considerada grave e caracteriza-se pela paralisia que, em geral, acomete os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível.
Cuidados
Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização em Campinas, enfatiza que a estratégia de vacinação é fundamental para reduzir o risco de reintrodução do vírus no Brasil. “Amplia o acesso às vacinas e garante a imunização adequada da população não só contra a poliomielite, mas contra outras doenças. A vacina aplicada nessa faixa etária é oral, sendo muito segura e uma das mais antigas no calendário nacional”, conclui.
Judicialização...
As campanhas eleitorais iniciam oficialmente após as convenções partidárias, quando são confirmadas e formalizadas as candidaturas para Prefeitos, Vice- Prefeitos e Vereadores, além de confirmarem as coligações para as disputas em busca dos cargos executivos. Porém, com as pré-candidaturas já conhecidas, nas redes sociais as campanhas, mesmo de forma sutil, correm soltas através de postagens subliminares, pondo os departamentos jurídicos dos partidos em alerta para questionar em Juízo qualquer postagem que consideram ferir a legislação eleitoral.
...da disputa eleitoral
Dário Saadi, Prefeito de Campinas e pré-candidato à reeleição pelo Republicanos, representou junto ao Tribunal Regional Eleitoral contra o Deputado Rafa Zimbaldi, pré-candidato à prefeitura pelo Cidadania, requerendo a exclusão de duas postagens que, no seu entender, ferem a legislação eleitoral. Um dos pedidos refere-se a vídeo feito por Rafa, em que analisa o resultado de pesquisa eleitoral, afirmando haver “empate técnico” entre eles na corrida eleitoral. Na outra, Zimbaldi ataca pessoalmente o Prefeito por um evento cultural utilizando impulsionamento pago de conteúdo negativo, também não permitido neste período.
xxx
Em decisão da Juíza Fernanda Silva Gonçalves, os pedidos foram acatados, sendo determinado à empresa Meta, responsável pelo Instagram, que exclua as postagens.
Nome...
O Vereador Gustavo Petta (PCdoB), em razão do Dia Nacional da Adoção comemorado hoje, e atendendo a reivindicação de inúmeras mães adotivas e de grupos de apoio a famílias de filhos adotivos, apresentou Projeto de Lei que reconhece o nome afetivo no sistema público de Campinas mesmo antes da inserção na Certidão de Nascimento dos adotados, os nomes dos pais adotivos
...afetivo
Petta argumenta que “muitas vezes o nome afetivo ainda não é o da Certidão de Nascimento, que pode estar numa fase de transição podendo durar de meses a anos, causando constrangimentos e conflitos que precisam ser superados”.
ORDEM DO DIA
“Não tenha vergonha de precisar de ajuda”.
Marco Aurélio