(Divulgação)
Às vésperas da Olimpíada de Paris, quem esteve ontem em Campinas foi Robert Scheidt, o maior medalhista brasileiro nos Jogos. O velejador participou de uma noite de autógrafos de sua biografia, lançada no mês passado em São Paulo. "Robert Scheidt - O amigo do vento" é uma publicação assinada pelo jornalista de Campinas Rafael de Marco, que também escreveu a biografia do campeão olímpico Joaquim Cruz. O atleta medalha de ouro nos 800m rasos em Los Angeles assina o prefácio do livro.
Mercado
O futebol europeu está de olho em Richard Ríos, do Palmeiras. Juventus, da Itália, e Barcelona, da Espanha, seriam os clubes interessados no meia, que disputa a Copa América pela Colômbia. O Palmeiras avisa que não pretende negociar o atleta agora, mas o quadro pode mudar de repente, dependendo de uma posição do jogador diante da situação. Em caso de negociação, o Guarani, por onde o atleta passou em 2022, teria direito a 14% do valor.
a frase
"Controlamos bem o jogo no primeiro tempo, mas tomamos um gol em uma desatenção. Faz parte do crescimento”.
Danilo, lateral-direito da seleção brasileira
Papéis invertidos
Em um passado recente, o Brasil passeava na primeira fase da Copa América e o Uruguai conseguia se classificar aos trancos e barrancos. Hoje, os papéis se inverteram. Enquanto a Seleção Brasileira avançou em segundo de sua chave após uma vitória e dois empates, a Celeste sobrou com três vitórias, ou seja, 100% de aproveitamento. No sábado, Brasil e Uruguai decidem vaga na semifinal.
Luta contra o racismo
Em publicação no seu site oficial, a Confederação Brasileira de Futebol relembrou o Dia Nacional do Combate à Discriminação Racial, celebrado ontem. Entre os auto elogios realizados está a de ter sido a primeira federação do mundo a instituir punição em casos de racismo no Regulamento Geral de Competições.
Luta contra o racismo 1
A entidade nacional comemorou os resultados do "Professoras Pretas". O projeto é destinado a treinadoras e com a meta de promover a equidade racial e a igualdade de gênero. A intenção é abrir espaço e oportunidades para que mulheres pretas possam ocupar lugares historicamente negados no futebol e na sociedade. Outro feito enumerado é que a entidade promoveu o amistoso "Uma só pele, uma só identidade" da Seleção Brasileira contra a Espanha. A partida foi realizada no Santiago Bernabéu, em Madri, e contou com uma série de ações voltadas para o combate ao racismo.
Muito trabalho a ser feito
A CBF só se esquece de citar que negros ainda têm muita dificuldade de ocupar os espaços de poder no futebol. Na Série A, não existe nenhum presidente de clube negro, e Roger Machado, atualmente no Juventude, é o único negro entre os treinadores da divisão de elite. O caminho é longo.
Novos Árbitros
A Federação Paulista de Futebol por intermédio do Núcleo de Alto Rendimento (NAR) realizou na segunda feira, dia 1˚ de julho, a abertura do Programa Jovens Árbitros. Juízes e assistentes selecionados pelo projeto enfrentaram testes físicos, aula de inglês e palestras sobre nutrição e fisioterapia. Segundo a entidade, os participantes terão uma rotina de treinamentos nos próximos oito meses. Eles terão acompanhamentos físicos, técnicos e psicológicos, além de receberem uma bolsa de R$ 2.200 mensais. O investimento por parte da FPF é de R$ 1,2 milhão.
Protesto
Torcedores do Corinthians protestaram contra a má fase do time com faixas e pichações nos muros da sede social do clube na madrugada de ontem. As mensagens atacavam o elenco, os empresários dos jogadores e a atual diretoria do Corinthians, penúltimo colocado na tabela do Brasileirão.
Vasco
O Vasco anunciou ontem a contratação de Marcelo Sant'Ana como novo diretor executivo de futebol do clube. Ele chega para ocupar o cargo de Pedro Martins, que deixou a função após a saída do técnico Álvaro Pacheco. O dirigente chegou ao Rio no último domingo para conhecer a estrutura vascaína. Ele visitou o CT Moacyr Barbosa, foi apresentado ao elenco e conversou com funcionários do departamento de futebol. Marcelo, que foi presidente do Bahia, estava trabalhando como diretor de futebol do América-RN desde fevereiro.
COLABORARAM: ELIAS AREDES E SILVIO BEGATTI