Desacelerar é a mensagem da campanha que mostra como o excesso de velocidade pode ser fatal (Carlos Bassan)
A Prefeitura Municipal de Campinas juntamente com a EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas lançaram, na última terça-feira, a campanha de segurança viária “#Desacelera”, com o apelo: “não ultrapasse o limite”.
A campanha alerta sobre as consequências do principal fator de risco para sinistro ou acidentes em Campinas: a velocidade. O lançamento encerra o Movimento Maio Amarelo 2024.
Voltado principalmente para os motociclistas, a “#Desacelera” promoveu diversas atividades de conscientização para esse público na Avenida José de Souza Campos, Via Norte-Sul. Em dois mil e vinte e três, oitenta e três motociclistas perderam a vida nas vias urbanas e rodovias de Campinas.
Entre os cento e quarenta e nove sinistros fatais, a velocidade esteve presente em pelo menos cinquenta e um, e os sinistros com óbitos de motociclistas ou garupas tiveram a velocidade como fator de risco.
…da velocidade
O Prefeito Dário Saadi destacou que “a legislação que disciplina o trânsito avançou muito, mas é preciso conscientizar as pessoas, e esse é o nosso desafio. Mais da metade das mortes no trânsito em Campinas foram de motociclistas; e velocidade não combina com o trânsito, e esta é uma campanha de toda a sociedade. Cada família que perde um ente querido vive um trauma difícil de recuperar. E, geralmente, as pessoas que falecem são aquelas que estavam na fase mais ativa da vida”, conclui o prefeito.
Esforço
Vinicius Riverete, Presidente da EMDEC, lembrou as ações realizadas para salvar vidas no trânsito. “É a primeira vez que vemos tantas campanhas de segurança viária na cidade. Exemplo de seu resultado foi a “JBD: Morte Zero no Trânsito”, que reduziu de treze óbitos em dois mil e vinte e um para seis em vinte e três. Realizamos também ações de comunicação, educação, fiscalização e obras”, completou Riverete.
Programa...
A “Mesa” da Câmara Municipal de Campinas protocolou um Projeto de Resolução que cria o Programa de Residência para alunos de mestrado e doutorado em gestão Pública no Legislativo da cidade, com o objetivo de propiciar a aproximação com a comunidade acadêmica por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a temas da Administração Pública.
...de Residência Profissional
O Vereador Luiz Carlos Rossini (Republicanos), Presidente da Câmara, explicou que “esses Residentes, que inclusive receberão bolsa auxílio e vale-transporte, serão definidos por processo de seleção pública e exercerão atividades relacionadas a projetos a serem desenvolvidos aqui na Casa, direcionadas ao desenvolvimento do Memorial da Câmara de Campinas, o Mecca. Eles receberão orientações, instruções e ensinamentos práticos pertinentes à atuação pretendida”, finalizou.
Conexidades
Desde terça-feira e com encerramento no final da manhã de hoje, a classe política municipal se reuniu em São Sebastião participando do evento CONEXIDADES, em sua sétima edição e promovida pela UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo.
Palestras...
O Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, proferiu vibrante, consistente e esclarecedora “palestra” com o tema “governança de acidentes”, abordando os aspectos e detalhes que devem ser observados pelos gestores municipais quanto à conservação dos equipamentos que, em caso de acidentes naturais, podem minimizar seus efeitos. Lembrou que os descuidos nos municípios gaúchos quanto a esses quesitos, contribuíram para a gravidade das consequências.
...relevantes
Gustavo Reis, Prefeito de Jaguariúna e Presidente do Conselho da RMC, esteve presente e palestrou abordando as inovações tecnológicas implantadas em Jaguariúna, responsáveis por inúmeros prêmios por ser reconhecida como uma “cidade inteligente”.
ORDEM DO DIA
“Nunca discuta com quem tem uma televisão maior que sua biblioteca”.
Autor desconhecido