Estádio Brinco de Ouro (Jefferson Allan - Photographer)
A sequência de lesões ocorridas no Guarani está levando o técnico Júnior Rocha a precisar escalar praticamente a mesma equipe que lutou contra o rebaixamento no Campeonato Paulista. Da formação titular que entrou em campo na derrota para o América-MG, oito jogadores eram remanescentes do Estadual. Só três atletas chegaram depois: os defensores Douglas Bacelar e Jefferson e o atacante Luccas Paraizo.
Bolsonaro
Mas o assunto do momento no Guarani não é futebol. O anúncio da presença de Jair Bolsonaro no ginásio de esportes do clube na próxima quarta-feira virou debate entre torcedores. Os contrários à visita do ex-presidente ao Brinco de Ouro se manifestam nas redes sociais com críticas à cúpula bugrina. Com a equipe em má fase, o clima criado em torno do tema só contribui para deixar o ambiente no Guarani ainda mais pesado.
a frase
"Em um grupo vencedor, nenhum jogador é uma ameaça para o outro".
Endrick, atacante do Palmeiras, sobre sua chegada ao Real Madrid
Bolsonaro 1
A presença de Bolsonaro no ginásio do Guarani é atração na campanha de arrecadação do clube às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O Guarani mergulhou de cabeça no trabalho de ajuda aos gaúchos. Além de estimular os torcedores a doar em promoção de ingresso, o clube também promoveu campanha entre atletas e integrantes da comissão técnica. O lateral-direito Heitor, que é de Pelotas, alugou um caminhão para o transporte dos donativos.
Campanha boa?
O técnico João Brigatti afirma nas entrevistas coletivas que está otimista com o crescimento técnico da equipe. Tenta vender a atual campanha como satisfatória. Os números dizem o contrário. Se levarmos em conta apenas o atual mandato do presidente Marco Antonio Eberlin, o desempenho poderia ser melhor. Em 2022, após seis jogos, a Macaca tinha oito pontos e estava na décima posição, a dois pontos do quarto colocado, que era o Grêmio. Detalhe: a equipe, dirigida na época por Hélio dos Anjos, vinha de uma campanha de rebaixamento no Campeonato Paulista. No final, terminou com 49 pontos e na 12ª colocação.
Campanha boa? 1 Em relação ao ano passado, o quadro é melhor. Mas nem tanto. Após seis partidas em 2023, a Macaca tinha cinco pontos e abria a zona de rebaixamento. O time era dirigido por Felipe Moreira, elevado a treinador após a saída de Hélio dos Anjos. Se não ocorrer uma mudança de produção, a possibilidade que existe no horizonte é a repetição do drama do ano passado, quando a Macaca sofreu com o risco de rebaixamento até a última rodada e terminou na 15ª posição com 42 pontos.
Performance
Para sentir a diferença de performance, basta dizer que na última campanha de acesso, em 2014, após seis rodadas, a Macaca tinha dez pontos acumulados e estava na sétima colocação, um ponto atrás do Ceará, que era o último ocupante da zona de classificação. O time pontepretano terminou com 69 pontos e com o vice-campeonato da Série B.
Brigatti
O próprio João Brigatti já teve dias melhores. Quando dirigiu o time, em 2020, após seis rodadas, a equipe estava na terceira colocação, com 11 pontos e cinco pontos atrás do Cuiabá. Após 38 jogos, a Alvinegra campineira terminou com 57 pontos, na sétima posição e a quatro pontos de distância do Cuiabá, que ficou com a vaga derradeira à divisão de elite.
Despedida
Adilson Batista não é mais técnico do Amazonas para o restante do Campeonato Brasileiro da Série B. Ele deixou o clube do Norte do país para acertar com o Cruzeiro, onde será coordenador das categorias de base.
Internacional-RS
A direção do Internacional-RS fez uma atualização ontem sobre projeções relativas ao estádio Beira-Rio e ao seu centro de treinamento, ambos muito afetados pela tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul nas últimas semanas. De acordo com o clube gaúcho, ainda não há previsão para o time voltar a jogar em sua arena, em Porto Alegre. "O estádio ainda está sem energia elétrica e não há previsão de retorno já que não sabemos os danos causados nas cinco subestações de energia que funcionam no Beira-Rio”.
COLABORARAM: ELIAS AREDES E SILVIO BEGATTI