Técnico Júnior Rocha em treino do Guarani FC (Raphael Silvestre/Guarani FC)
Em condições normais, um empate já seria bem-vindo para o Guarani em Mirassol hoje em razão da força do adversário na sua casa. Mas como a situação no Brinco de Ouro é anormal desde o início do ano, a equipe entra em campo pressionada a obter os três pontos. Jogadores importantes ainda seguem no departamento médico, como Luan Dias e Caio Dantas, mas Bruno Oliveira, um dos reforços de peso para a competição, está liberado e será uma importante opção no meio de campo.
Fundamentos
Depois de nove dias dedicado aos treinos, a equipe do Guarani vai precisar apresentar melhoras na marcação, intensidade, criação e finalização. Todos esses fundamentos deixaram a desejar no último jogo, contra o Paysandu, cujo 0 a 0 caiu do céu para a equipe de Campinas. Dentro de casa, o Mirassol vai tentar pressionar e o Guarani precisará estar com um sistema defensivo atento e bem articulado para exercer bloqueio.
a frase
“Então, eu tenho um sentimento que a Copa América ainda me deve qualquer coisa”.
Danilo, lateral-direito da Seleção Brasileira
Diferencial
A diretoria do Guarani está batendo cabeça desde o início do ano. Júnior Rocha é um treinador jovem e Danilo Silva ainda adquire vivência em sua atuação nos bastidores. Diante deste cenário, é a experiência do executivo Toninho Cecílio que pode ser o diferencial do clube neste restante de temporada. “Venho com ambição de conquistar, não aprendi a perder; vai ter cobrança; não posso ser mais um a passar pelo Guarani; tenho que fazer a diferença”. Essas são algumas de suas frases em sua chegada ao Brinco. Creio que ele esteja agindo.
Sucesso de um; fracasso de outro
O francês Mbappé é jogador do Real Madrid. O atual vencedor da Liga dos Campeões fica mais forte. Não é apenas pela técnica e qualidade do jogador de 25 anos, mas pelo currículo: campeão do mundo e vice-campeão mundial em 2022, com atuação espetacular na decisão contra a Argentina. Um atleta focado e determinado a novas conquistas. Inevitável lembrar que, em 2017, também aos 25 anos, Neymar foi contratado por 222 milhões de euros, a maior transação da história do futebol. Mas o jogador vinha de conquistas com o Barcelona como coadjuvante. Não soube esperar. O tempo provou que financeiramente a escolha pode ter sido exitosa, mas do ponto de vista técnico foi decepcionante.
Sucesso de um; fracasso de outro 1
Ao contrário de Neymar, Mbappé chega ao Real Madrid já com a “casca” de ter sido protagonista. Foi astro em duas Copas do Mundo. O PSG ficou pequeno para ele. O Real Madrid já é uma potência. Ficará ainda maior com o craque francês.
O dedo de Nelsinho
Muito se falou sobre as decisões do técnico Nelsinho Baptista com relação a Elvis. Mas a principal ousadia foi a colocação de Jeh e Gabriel Novaes no time titular. O primeiro fez um gol, sofreu um pênalti e pareceu mais centrado no gramado. Já Novaes, colocado no lado esquerdo, teve ousadia e força física para criar jogadas pelo setor. Deve ter continuidade.
O dedo de Nelsinho 1
Por essa amostragem inicial, jogadores como Nilson Junior, Luiz Haquin e o próprio Castro terão que lutar muito para conquistarem espaço no time titular. Nada de perseguição ou algo parecido por parte do treinador. A predileção é por zagueiros que tenham qualidade no passe e velocidade.
Improviso definitivo?
Para a entrada de Elvis no segundo tempo, o técnico pontepretano resolveu colocar Dudu Vieira na lateral direita. E não comprometeu. Será que o posicionamento vai se repetir nos próximos jogos? Só Nelsinho Baptista pode responder.
Chelsea
O Chelsea oficializou ontem a contratação do técnico Enzo Maresca, campeão da segunda divisão inglesa no comando do Leicester City. O novo treinador do clube londrino vai substituir o argentino Mauricio Pochettino e já foi auxiliar técnico de Pep Guardiola no Manchester City. O italiano de 44 anos assinou contrato de cinco anos com oChelsea, clube que tenta se reerguer no futebol inglês após seguidas temporadas de pesados investimentos e fraco futebol. Ele vai substituir Pochettino, que falhou na missão de resgatar o time.
COLABORARAM: ELIAS AREDES E SILVIO BEGATTI