XEQUE-MATE DO ESPORTE

Expectativa

Paulo Reda
11/07/2024 às 19:14.
Atualizado em 11/07/2024 às 19:14
Apresentação Rodrigo Pastana (à direita) e Coletiva do Presidente André Marconato (Raphael Silvestre/Guarani FC)

Apresentação Rodrigo Pastana (à direita) e Coletiva do Presidente André Marconato (Raphael Silvestre/Guarani FC)

Com Rodrigo Pastana de volta ao Brinco de Ouro, vamos ver como será a busca por reforços no clube. Em 2022, o executivo apostou no mercado alternativo e trouxe nomes desconhecidos, como o lateral direito Jamerson, o atacante Yuri Tanque, entre outros, que fizeram a diferença na reação do Guarani naquele ano. Foi essa forma de trabalho que chamou a atenção da diretoria e torcedores e que respalda o retorno do profissional.

Voz do presidente

O presidente André Marconatto voltou a dar entrevista ontem. A última vez que ele havia se manifestado publicamente tinha sido após a derrota diante da Chapecoense, pela segunda rodada da Série B. Na ocasião, criticou a arbitragem e prometeu protestar junto à CBF. Desta vez, ele atribuiu as seguidas mudanças na comissão técnica e diretoria de futebol à falta de resultados. “Se não há retorno, não podemos ficar estáticos”, argumentou.

a frase

"É um sentimento de muita felicidade, alegria e ansiedade”.
Meia Philippe Coutinho, novo reforço do Vasco

Pelo equilíbrio 

Encontrar o equilíbrio é o desafio em qualquer atividade e o futebol não foge à regra. Há diretorias que pouco agem. Outras, agem em excesso. E os dois modos são prejudiciais para a condução de um time. No Guarani, é necessário que agora o caminho siga com mais estabilidade. Como Rodrigo Pastana disse, a sequência de mudanças de planejamentos fez um time com qualidade para brigar ao menos por uma posição no meio da tabela se perder. O processo precisa ser respeitado. “Primeiro, é não perder, para depois começar a ganhar”, argumentou. O Guarani colocou o carro na frente dos bois. 

Mais mulheres 

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou a indicação de duas advogadas para integrar o pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva(STJD). É a primeira vez que a CBF designa mulheres para o tribunal. "As duas advogadas são brilhantes profissionais, com sólida formação, além de terem muita competência e uma bela trajetória. A Justiça Desportiva ficará ainda mais forte com a doutora Mariana e a doutora Antonieta. A nomeação das duas auditoras também faz parte da iniciativa da CBF de dar cada vez mais protagonismo às mulheres no futebol", disse o dirigente em declaração no site oficial da entidade. 

Mais mulheres 1 

O pleno do STJD é formado por nove integrantes. Além das duas indicações da CBF, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os clubes e a comissão de atletas têm direito a nomear dois representantes cada. A entidade que representa os árbitros tem direito a um assento no Tribunal Esportivo. A nomeação de duas mulheres para o Pleno do STJD é uma bela iniciativa. Pena que, nos clubes, o espaço não seja o mesmo. Na Série A, apenas o Palmeiras é presidido por uma mulher, a empresária Leila Pereira. É muito pouco. 

Seleção Feminina Equipada 

Para efetuar uma preparação meticulosa para os Jogos Olímpicos, a  Seleção Brasileira Feminina utilizará um recurso tecnológico chamado Tela Tática. A ferramenta fica à beira do campo. A tela recebe imagens de uma câmera fixa e de outra afixada em um drone, e pode ser consultada a todo instante. É possível fazer uma análise em tempo real daquilo que ocorre nos treinos. “A principal vantagem de dar esse feedback ao vivo é que a gente consegue qualificar a sessão de treinos. Não tem que aguardar, por exemplo, o encerramento do período para avaliar as imagens e num próximo momento buscar a evolução. Dentro da própria sessão a gente consegue isso, melhorando o desempenho das atletas ao longo desse processo”, explicou o analista de desempenho, Cristian Javier Ramirez Lizana, que atua ao lado de André Batista e Bruno Faust.

Novo treinador 

O Corinthians anunciou ontem o novo treinador para a sequência da temporada. Trata-se do argentino Ramón Díaz, de 64 anos. Acompanhado do auxiliar e filho Emiliano Díaz, o experiente técnico chega ao Parque São Jorge com a missão de livrar o clube do rebaixamento à Série B. O contrato do treinador é válido até 31 de dezembro de 2025. Também chegam para compor a comissão técnica o auxiliar Juan Romanazzi, o preparador físico Diego Pereira e o analista de desempenho Damian Paz. 

COLABORARAM: ELIAS AREDES E SILVIO BEGATTI

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por