Plenário da Câmara Municipal de Campinas (Instagram)
A Sala da Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas passa a se chamar "Ricardo Eugênio Boechat", jornalista do eixo Rio-São Paulo, vítima de acidente aéreo em fevereiro de dois mil e dezenove, por iniciativa do Vereador Permínio Monteiro e aprovada em Plenário em dois mil e vinte. Na solenidade realizada nesta segunda-feira, o Vereador Permínio afirmou "que era fã de Boechat e que gostava muito da maneira com que ele se comunicava pela televisão e é uma marca que vai ficar para sempre na Câmara Municipal".
Já o Presidente da Câmara, Vereador Luiz Carlos Rossini, afirmou que "certamente os profissionais que trabalham nesta sala que leva o nome do Ricardo Boechat vão se inspirar para fazer o melhor e seguir o importante legado que ele deixou para o país".
É o caso de perguntar aos Vereadores que aprovaram o "Projeto de Resolução", se a homenagem ao Jornalista não seria mais adequada dando seu nome a uma rua ou praça na cidade?
...contundente
Não se trata de questionar os méritos do homenageado, mas sua desconexão com a cidade, com a cultura e com as tradições campineiras mostra a desatenção, e mais que isso, o descompromisso dos parlamentares que aprovaram o Projeto, para com as personalidades que construíram a história de nossa cidade e que meritoriamente mereceriam essa honraria. Dar o nome a uma dependência da Câmara Municipal exige vínculo com a cidade e fundamentos e argumentos muito mais consistentes que os apresentados pelo Vereador proponente e pelo Presidente da "casa".
Tem que haver explicações e razões que convençam os cidadãos da terra dos méritos da iniciativa.
Jornalistas campineiros que viveram, ao seu tempo, na nossa pujante imprensa campineira e construíram a história com suas "penas" diárias, mereceriam sim, um deles, servir de inspiração aos nossos profissionais que ocupam a Sala da Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal.
Exemplos
Zaiman de Brito Franco, que à sua época foi um dos mais brilhantes jornalistas e cronistas de nossa Campinas além de ser aposentado na "casa"; Luiz Roberto Saviani Rey, que por muitos anos foi o redator do "XEQUE-MATE", Diretor de Redação do "Correio", e jornalista cultuado e respeitado por toda Campinas.
xxx
Para não ir muito longe, o Jornalista Roberto Godoy, recentemente falecido, campineiro que por muitos anos dirigiu a Redação do "Correio Popular", era articulista há décadas do Estadão e da Rádio Eldorado e respeitado e reconhecido como uma das maiores autoridades em "arsenais bélicos" do país.
Não entendeu...
A organização da "Festa da Bicuda" em Barão Geraldo, viabilizada por Emenda Impositiva da Vereadora Paola Miguel (PT) resultou em acusação de "falta de decoro" e consequente formação de Comissão Processante para apurar a responsabilidade da Vereadora.
...nada
Na votação do Parecer, dezesseis Vereadores o aprovaram contra treze que reprovaram, determinando seu arquivamento.
Comentando, a Vereadora "parabenizou" os colegas pela decisão afirmando ter sido "um não ao fascismo, ao racismo e respeito a democracia". Isto é, desprezou, como os Vereadores que votaram pelo arquivamento, a gravidade dos fatos e mais, julgou-os "democráticos", pois isso é que estava em julgamento.
O eleitor deverá saber dar a resposta a todos os que, virando as costas à opinião pública, legitimaram o espetáculo de "horrores" de Barão Geraldo.
ORDEM DO DIA
"Um homem só tem o direito de olhar o outro homem de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se".
Gabriel Garcia Márquez