(Fábio Pozzebom/Agência Brasil)
As eleições de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores em todo o Brasil ocorrerão no dia seis de outubro em primeiro turno, e os pré-candidatos se apresentam com propostas e posicionamentos que serão consolidados a partir das convenções municipais que irão oficializar as chapas pelos partidos. Mas, como dito acima, os pré-candidatos estão em pleno trabalho de articulação de "coligações", elaboração de "planos de governo" e propostas a serem discutidas durante a campanha, escolha de vices e tantos outros detalhes. Reuniões e mais reuniões se sucedem nos quatro cantos da cidade buscando angariar o máximo de simpatizantes para o trabalho de "infantaria", da capilarização "por terra", da "sola de sapatos". Por sua vez, as equipes de marketing se encarregam de formular as estratégias e formato das campanhas de "artilharia", fogo pesado, potente e profundo, produzidos e apresentados nas campanhas no horário eleitoral pelas TV's.
…na campanha
Há quem diga que, em Campinas, a coligação de esquerda formada pelo PT, PSOL e PCdoB, tendo como candidato a Prefeito o ex-Vereador Pedro Tourinho, está atrasada na exposição do candidato e suas propostas. Pois bem, amanhã, segunda-feira, na Primeira Parte da Reunião Ordinária da Câmara Municipal, por proposta do Vereador Paulo Bufalo (PSOL), haverá a discussão questionando se a saída para a situação da saúde pública de Campinas é a privatização, contando com a presença do médico sanitarista Pedro Tourinho. Propõe o Vereador Paulo Búfalo "discutir a situação caótica do sistema municipal de saúde, que compromete o atendimento à população". Essa é uma visão crítica das "oposições" que merece análise, discussão e respeito, mas será também a oportunidade do candidato Pedro Tourinho expor sua visão e proposta para aperfeiçoar o sistema, como também para por sua campanha "na rua", iniciando sua caminhada.
Novas regras...
A Câmara Municipal votará, em análise final amanhã, o Projeto de Lei de autoria do Vereador Paulo Hadad (PSD), que disciplina a instalação e o licenciamento de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações e afins autorizados, homologados ou fiscalizados pela ANATEL.
...para instalação de antenas
Paulo Hadad, em defesa de sua proposta, argumenta que "buscando modernizar e adequar o que existe na cidade, o Projeto amplia a capacidade instalada das redes de antenas e procura precaver contra efeitos da emissão de radiação que a Lei atual, por ser antiga e defasada, não contempla".
Dispositivo...
Presidida pelo Vereador Arnaldo Salvetti (MDB), a Comissão Permanente de Política Urbana realizará Audiência Pública para debater o Projeto de Lei Complementar, de autoria do próprio Vereador Salvetti, que "torna obrigatório o uso de dispositivo antirrefluxo capaz de vedar a passagem de patógenos, gases, odores e animais pelos ralos do chão dos imóveis, sendo obrigado sua instalação em escolas, hospitais, clínicas e outros estabelecimentos comerciais com acesso público".
...antirrefluxo em hospitais, escolas etc.
O Projeto determina que a não instalação do dispositivo antirrefluxo sujeitará os infratores a advertência para regularização no prazo de trinta dias e, em caso de reincidência, multa de duzentas Unidades Fiscais de Campinas (UFIR's), novecentos e três reais em valores de hoje.
Cuidados com as crianças
O Vereador Luiz Cirilo (Podemos) comandará o 1º Seminário "Cuidados da Saúde Mental Infanto Juvenil", terça-feira a partir das dezessete horas. Luiz Cirilo explica que "nosso objetivo é promover debate entre especialistas para discutir o atendimento socioassistencial na cidade, com base em projetos e ações institucionais em curso e outras já realizadas".
ORDEM DO DIA
"Se quer viver uma vida feliz, agarre-se a uma meta, não às pessoas nem às coisas".
Albert Einstein