(Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O Plano de Macrodrenagem para controle de enchentes na região central, orçado, em sua primeira etapa, em quinhentos e cinquenta e nove milhões seiscentos e quarenta mil reais, terá recursos oriundos do BNDES de quinhentos e três milhões, ficando os cinquenta e seis milhões assumidos pela Prefeitura. O Convênio foi assinado nesta quinta-feira, quatro de julho, pelo presidente da República Lula da Silva e pelo Prefeito Dário Saadi, durante a cerimônia no Jardim Satélite Íris. O Plano completo de macrodrenagem para controle de enchentes na região central inclui oito obras de combate às enchentes nas bacias do córrego Serafim e no Córrego Proença. O Projeto foi dividido em duas etapas e o orçamento é de aproximadamente um bilhão de reais para todas as obras.
...do BNDES
Primeiro reservatório será na Praça dos esportes Paranapanema, o segundo na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) e o terceiro na Avenida Orosimbo Maia, próximo ao Mercado Municipal. A segunda etapa inclui mais cinco obras, sendo reservatórios, remodelação de piscinão, alargamento de calhas e alargamento de três pontes. Aloizio Mercadante, Presidente do BNDES, presente ao evento destacou o montante do financiamento do Banco para o Projeto justificando que “os desastres climáticos estão cada vez mais frequentes e nós vamos fazer adutoras, vamos canalizar”.
Parceria
A parceria com o Governo Federal para concretização do Projeto foi ressaltada pelo Prefeito Dário Saadi, que agradeceu o financiamento das obras, que possibilitarão a solução de um desafio histórico da cidade.
História
A Doutora Darcy Pimentel, em encontro descontraído esclarece que, como Procuradora Municipal, foi quem redigiu a minuta do Projeto de Lei encaminhado pelo Prefeito Lauro Péricles que criou a SANASA, empresa de Economia Mista de saneamento da cidade. Esclarece mais, que o nome SANASA foi uma inspiração do então Secretário dos negócios Jurídicos, João Batista Morano. Registro cabível e necessário para conhecimento da história de Campinas.
Serviço domiciliar
A Prefeitura de Campinas anunciou a criação do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos em ação preventiva para garantir a dignidade, segurança e qualidade de vida dessas populações vulneráveis. O Programa é possível graças à Fundação Síndrome de Down que irá executar o serviço, e ao Deputado Marcos Pereira que destinou Emenda que tornou possível a iniciativa.
Defesa pessoal...
A Vereadora Débora Palermo apresentou Projeto de Lei que institui o Programa de Procedimento e Defesa Pessoal para Mulheres em Campinas e ganhou atenção e o apoio do Curso de Administração Pública da Unicamp, Campus de Limeira.
...para mulheres
A proposta obriga o Executivo a oferecer cursos gratuitos ao público feminino, voltados a desestimular a violência doméstica e familiar com aulas regulares e itinerantes, palestras, workshops, seminários e atividades diversas. Débora afirma que “a escolha de nosso Projeto pela Unicamp deve-se à sua importância para a sociedade atual, que assiste o aumento da violência contra a mulher”.
Qualidade de vida
Gustavo Reis, Prefeito de Jaguariúna e Presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, em final do segundo mandato, festeja notícia divulgada pelo jornal O GLOBO, em que informa que Jaguariúna é uma das dez melhores cidades do Brasil em qualidade de vida, a nona, mais precisamente. O levantamento obedece metodologia internacional que calcula o bem-estar da população a partir de dados oficiais. No ranking anunciado, Jaguariúna está a frente de grandes cidades, inclusive de importantes capitais, fato que justifica a sensação de “dever cumprido”, sentida por Gustavo Reis.
ORDEM DO DIA
“Não somos ricos pelo que temos, e sim pelo que não precisamos ter”.
Immanuel Kant