Corrida Lixo Zero (Carlos Bassan)
No dia dezesseis de maio comemora-se, em todo o Brasil, o “Dia do Gari”, data criada para homenagear os profissionais responsáveis por manter as ruas e praças limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano. O termo “gari” surgiu em homenagem a Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em mil oitocentos e setenta e seis.
Pois bem, um animado e bem preparado grupo de quinhentos profissionais da limpeza urbana, entre homens e mulheres, participou da segunda edição da “Corrida Lixo Zero de Campinas”, realizada no domingo passado, com largada e chegada na Praça Arautos Paz.
…Lixo Zero
As inscrições dos participantes ficaram a cargo das empresas de limpeza urbana que prestam serviços às prefeituras de Campinas e região metropolitana, como Sumaré, Hortolândia e Vinhedo. Fernando Vanin, Secretário de Esportes e Lazer de Campinas destacou ser um privilégio sua pasta poder apoiar esse evento social relevante. “É uma iniciativa que permite um olhar de reconhecimento e agradecimento, por parte de todos, para o trabalho desenvolvido com tanta dedicação por esses colaboradores”, completou o Secretário.
Reconhecimento
Eduardo Camargo, Diretor do Consórcio Campiambiental, reforçou as palavras de Vanin e complementou que sempre é tempo de homenagear esses colaboradores que abraçam uma profissão que beira a invisibilidade, afirmando ser objetivo fazer com que essa prova passe a fazer parte do calendário esportivo da cidade.
Metas fiscais...
O Vereador Carlinhos Camelô (PSB), Presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento comandou, nesta quarta-feira, reunião para demonstração e avaliação feita pelo Executivo, das metas fiscais do primeiro quadrimestre de dois mil e vinte e quatro, obedecendo o que dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal.
...analisadas
Na prática, ao apresentar os números, o Executivo possibilita que tanto os parlamentares quanto a população tenham elementos para verificar se as metas planejadas estão ou não sendo cumpridas.
Política...
O Vereador Eduardo Magoga (Podemos) propôs e a Câmara Municipal aprovou em definitivo o Projeto de Lei que institui em Campinas a “Política Municipal de Atenção, Diagnóstico e Tratamento às Pessoas com Doenças Raras”, seguindo agora para “promulgação” pelo Executivo.
...de Saúde
Eduardo Magoga explica que buscou proporcionar atenção integral à saúde, melhorando a qualidade de vida dos diagnosticado com esse tipo de moléstia. ”A ideia é produzir e oferecer informações sobre direitos dos pacientes, medidas de prevenção e cuidados, e serviços disponíveis na rede municipal de saúde”, conclui o Vereador.
Conselho de Trânsito
A Câmara Municipal aprovou em segunda discussão, o Projeto de Lei de autoria do Executivo para renomear o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte que passa se chamar Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.
Autistas
Foi aprovado em primeira discussão Projeto de Lei do Vereador Carlinhos Camelô (PSB), que dispõe sobre o fornecimento gratuito de adesivos para a identificação de veículos que transportam pessoas autistas. O objetivo dos adesivos é alertar os demais motoristas sobre a presença de uma pessoa com Transtorno de Espectro Autista (TEA) em determinados carros, de maneira a evitar ruídos sonoros como buzinas e alto volume de caixas de som próximos a eles, salvaguardando a pessoa autista, hipersensível a barulhos.
ORDEM DO DIA
“Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas”.
Goethe