XEQUE-MATE DO ESPORTE

Copa do Mundo Feminina

Paulo Reda
18/05/2024 às 13:24.
Atualizado em 18/05/2024 às 13:24
 (Thais Magalhães/CBF/Direitos Reservados/Agência Brasil)

(Thais Magalhães/CBF/Direitos Reservados/Agência Brasil)

Especialista em futebol feminino e ex-ocupante de vários cargos na CBF, Romeu Castro não escondeu a felicidade com a vitória da candidatura brasileira para a Copa do Mundo de 2027. Segundo ele, a realização do mundial de futebol feminino é a finalização de um processo que começou em 1983 dentro do futebol campineiro. “Nós iniciamos essa história em 1983. Foi no Guarani, na época da administração do Leonel Martins de Oliveira e do Ricardo Chuffi”, disse à Rádio Brasil Campinas.

Consolidação 

Para ele, a vitória da candidatura brasileira é a confirmação de que aqueles que apostaram na modalidade desde a década de 1980 estavam certos. “Conversei com meninas que atuaram pelo Guarani, pela Ponte Preta. Depois de muito tempo, o Brasil é o país do futebol feminino”, disse o ex-dirigente da CBF. Romeu Castro enfatizou que nos últimos sete anos foi possível desenvolver a modalidade para viabilizar o pagamento de salários justos e dignos às meninas. 

a frase

"Posso confirmar que serei o técnico do Liverpool na próxima temporada".
Arne Slot, novo técnico do Liverpool

Conceitos 

Romeu Castro afirmou que tanto Ponte Preta como Guarani deveriam rever os seus conceitos. Nenhuma das duas equipes conta atualmente com times nas principais divisões do futebol feminino do Brasil. “Quem sabe os clubes de Campinas em breve não voltem a olhar o trabalho das meninas? É muito importante, pois Campinas foi um centro muito relevante e hoje está muito atrás no futebol feminino”, lamentou. 

Comemoração 

Dirigente da Seleção Feminina por cinco anos, o médico Marco Aurélio Cunha não poupou alegria na comemoração da chegada da Copa do Mundo Feminina em 2027. “O Brasil luta há bastante tempo para enaltecer o futebol feminino e eu me sinto honrado. Porque eu iniciei esse processo de profissionalização de verdade do Futebol Feminino”, disse Cunha, que completou: “Aquilo que existia antigamente era só para mostrar ou constar. Agora as meninas realizam carreiras internacionais e fazem grandes contratos”, disse.

Construção 

O ex-dirigente da CBF afirmou que não pretende gastar tempo com questões políticas e partidárias em relação ao evento. “O que vai ser construído, se o evento vai custar caro, se será manipulado, isso não me pertence e sim a quem é do governo e a quem fiscaliza. Trazer um evento dessa grandeza para o Brasil é extraordinário. Sou muito a favor e vou colaborar naquilo que eu puder”, completou. 

Mudança na tabela 

Depois da partida de segunda-feira, contra o AméricaMG, o Guarani terá um dia a mais de preparação para o compromisso seguinte. É que a CBF alterou a data e o horário do jogo do time de Campinas contra o Paysandu, no Brinco de Ouro. Antes marcado para a próxima sexta-feira (24), às 19h30, o duelo passou para sábado (25), às 21h. A entidade alegou necessidade de ajuste de tabela para justificar a mudança.

Amador 

O futebol amador de Jaguariúna vai movimentar os torcedores hoje. É que no Campo do Azulão estão marcadas para acontecer duas decisões no período da tarde. Às 15h, São José e Aliança B se enfrentam na final da Taça de Prata. Já a partida decisiva da Taça de Ouro será entre XII de Setembro e Fantasma do Morro, às 17h30. Os portões serão abertos a partir das 14h. 

Ederson 

Cruzeiro do Sul, uma das cidades mais devastadas pela tragédia climática do Rio Grande do Sul, conta um pouco da história do Guarani. Afinal, nasceu no local Ederson Lopes Teixeira da Silva, um dos grandes volantes do clube. Ederson foi o pulmão da equipe de 1982, que ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e contava com craques como Jorge Mendonça, Careca e Lúcio.

De saída 

O meia Thiago Alcântara e o zagueiro Joel Matip anunciaram ontem o fim dos seus ciclos no Liverpool. Os contratos de ambos terminam ao final da atual temporada europeia e o clube encerra a sua participação no Campeonato Inglês amanhã, em partida contra oWolverhampton. Filho do tetracampeão Mazinho, Thiago Alcântara não deu indicações sobre qual vai ser o seu futuro. Até aqui, o jogador de 33 anos fez 98 partidas pela sua atual equipe e marcou seis gols ao longo de quatro temporadas.

COLABORARAM: ELIAS AREDES E SILVIO BEGATTI

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por