Esta é a quarta oportunidade na qual o Rubro-Negro levou para casa o troféu da competição (Reuters/ Sergio Moraes)
A Copa do Brasil é do Flamengo pela quarta vez. O time bateu o Corinthians nos pênaltis diante de 68 mil torcedores e garantiu assim o tetracampeonato do clube. Fagner, com um chute no travessão, e Mateus Vital, com um chute a la Roberto Baggio, desperdiçaram as cobranças. Rodinei fez o gol decisivo, após empate por 1 a 1 no tempo normal. O empate sem gols no jogo de ida deixou a decisão sem nenhum grande favorito, mas à boca pequena, a maioria do Brasil afora dava como certo o título para o Flamengo.
Copa do Brasil 2
O título dá ao Flamengo uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores do próximo ano e forra os cofres do clube com R$ 60 milhões em premiação - fora tudo o que se arrecadou nas fases anteriores. E coloca na história da competição o nome do Flamengo como o merecido campeão de 2022.
Além dos rendimentos, o Rubro-Negro assegurou a sua quarta participação na Super Copa do Brasil, torneio no qual esteve presente desde 2020.
FRASE
O Palmeiras teria sido campeão também da Copa do Brasil se não tivesse sido prejudicado pela arbitragem; Somos criptonita do Flamengo”
Guga Chacra, jornalista da Globo
Tanque
Yuri Tanque é uma das prioridades do Guarani para 2023. A diretoria agendou uma reunião com os representantes do centroavante para discutir os termos de um novo contrato. Emprestado pelo Coimbra até o final do Campeonato Paulista, o atleta despertou atenção de outros clubes, mas sinalizou com interesse na permanência no Brinco de Ouro.
Hora de observar
Com a permanência garantida na Série B do ano que vem, o Guarani pode aproveitar os dois últimos jogos para observar jogadores mais jovens ou que não foram aproveitados por Mozart no segundo turno. Os confrontos com Bahia e Chapecoense são oportunidades de uma avaliação mais criteriosa pensando na formação do elenco de 2023.
Comandante
Aliás, o Bugre agora pode avançar nas negociações com Mozart. O treinador fez um grande trabalho de recuperação e criou uma identidade para o time campineiro na Série B. Mozart desponta como o profissional correto para um trabalho de continuidade, uma das filosofias defendidas por Ricardo Moisés no Conselho de Administração.
Desfalques
Com Fessin e Lucca novamente vetados pelo departamento médico, o técnico Hélio dos Anjos optou por dar chances aos garotos das categorias de base. Cumprindo tabela até o término da Série B, rodar o elenco é um dos objetivos da comissão.
Foco
Aos 25 anos e sendo um dos principais jogadores da Macaca. o volante, que voltou de suspensão no jogo de ontem contra o CSA, ressaltou que o plantel está focado em fazer com que a Alvinegra termine a Série B em posições mais elevadas da tabela de classificação.
Indisciplina
Com mais de 110 cartões na Série B, a Ponte Preta é o time que mais leva punições na competição. Com uma média superior a quatro cartões a cada 90 minutos, Hélio dos Anjos e seus auxiliares precisam corrigir a indisciplina para a próxima temporada. Consequentemente, o clube campineiro é a equipe que mais cometeu faltas até aqui.
Frutos
O Palmeiras segue colhendo os frutos de uma grande temporada em 2022. Desta vez, o reconhecimento é mundial. O clube e o técnico Abel Ferreira foram indicados, nesta quinta-feira, ao prêmio de melhores do mundo pelo Globe Soccer Awards, evento que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, desde 2010.
Fora
Cristiano Ronaldo está cada dia mais sem clima no Manchester United. Nesta quinta-feira. O clube inglês informou que o astro não fará parte da delegação que visitará o Chelsea, neste sábado, na nova rodada do Campeonato Inglês.
Manifestação
Após perder seua batida na decisão por pênaltis contra o Flamengo, que levou o Corinthians a amargar o vice da Copa do Brasil, o lateral-direito Fagner usou suas redes sociais para se manifestar nesta quinta-feira. Em sua conta no Instagram, ele destacou o grande jogo feito pelo Timão contra o Rubro-Negro, a quem descreveu como "uma das grandes equipes do país nos últimos anos. Sobre seu erro, Fagner destacou que perder pênaltis "faz parte" do futebol e relembrou que já viveu experiências ruins anteriormente.