Porto Alegre (RS), 21/05/2024 – CHUVAS/ RS - ENCHENTE - Bairro Farrapos, em Porto Alegre, continua alagado (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
As recentes enchentes que praticamente arrasou o Estado do Rio Grande do Sul, mais que um fenômeno climático, preveniram todo o planeta para os riscos de repetição, antevendo uma nova realidade e alertando a todos para os cuidados que deveremos redobrar, doravante, com o meio ambiente. Em Campinas, o Departamento de Licenciamento Ambiental assessora processos relativos a obras de infraestrutura e de Regularização Fundiária de interesse social, buscando minimizar os impactos negativos no meio ambiente e promovendo conservação dos recursos naturais durante a execução de obras públicas, através da Coordenadoria de Apoio ao Licenciamento Ambiental Municipal.
...e meio ambiente
Rogério Menezes, Secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade afirma que a especialização da equipe, com formação nas áreas de engenharia ambiental, engenharia civil e biologia, garante a sustentabilidade das obras públicas. “Esta equipe é responsável perla qualidade e celeridade nas aprovações dos licenciamentos ambientaisem nível municipal ou estadual, contribuindo para a eficiência dos processos licitatórios e na execução das obras”, afirma o Secretário.
Agilidade
Andréa Struchel, Diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental afirma que “a assessoria técnica na elaboração e na instrução dos processos de solicitação das licenças ambientais qualifica tecnicamente os empreendimentos municipais ao identificar, antecipadamente, os aspectos ambientais envolvidos desde o início, contribuindo para que o licenciamento ambiental ocorra em prazos reduzidos, com menores impactos aso meio ambiente de modo a garantir que represente efetiva contribuição à qualidade de vida dos campineiros”.
Polêmica e conflito...
A Secretaria Municipal de desenvolvimento e Assistência Social de Campinas divulgou a nova contagem da população em situação de rua na cidade em dois mil e vinte e quatro. O levantamento, realizado em parceria com a Fundação Feac no mês de abril, apontou mil e trezentos pessoas em situação de rua, mais duzentos e cinquenta e sete em situação de acolhimento.
...de estatísticas
O número é quarenta e quatro por cento menor que o divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, que atribuía à cidade, em julho de vinte e três, a existência de dois mil trezentos e vinte e quatro pessoas em situação de rua. A diferença dos números encontra explicação nas metodologias empregadas. Enquanto a pesquisa municipal baseia-se em abordagem direta realizado em trabalho de campo, a abordagem federal se dá auto declaratória e cumulativa.
Transportes...
A EMDEC utiliza um aplicativo que unifica as autorizações para circulação de veículos de cargas, pequenas obras, concretagens e mudanças. O objetivo é tornar mais prático o acesso dos usuários aos serviços prestados pela empresa. Este aplicativo está em uso desde vinte e sete de maio.
...e mudanças
Os usuários têm acesso direto para solicitar autorização de circulação ou estacionamento emáreas restritas. Também pelo novo sistema é possível a emissão de boletos.
Nomes dignos
A cada dia vêm à memória nomes de ilustres e saudosos jornalistas campineiros que foram esquecidos e desprezados pelos “nobres Vereadores” ao nominar a “Sala de Imprensa da Casa”. Luciano do Vale, campineiro e ícone da narração esportiva; José Pereira Esmeriz, jornalista e radialista que por décadas foi presença marcante na imprensa local além de assessorar Magalhaes Teixeira e Jacó Bittar. Dentre os vivos, como Zaiman e Saviani, destacamos o narrador esportivo nacionalmente consagrado, o campineiro Oliveira Andrade.
ORDEM DO DIA
“Muitos odeiam a solidão porque não conseguem se suportar”. Goethe