XEQUE-MATE

“Censura” ...

Carlos Cruz/carloscruz@paulista.org.br
10/09/2024 às 13:33.
Atualizado em 10/09/2024 às 14:03

Em todos os cantos da cidade, de domingo para cá, o assunto nas mais variadas “rodas” tem sido a edição de domingo do “Correio Popular”, que veio tarjada com a palavra “censurado” em suas matérias de capa e do meio do jornal, além da Coluna XEQUE-MATE.

Essas matérias noticiavam e comentavam a Pesquisa de Opinião Pública encomendada pelo “Jornal” junto à Olhar Público Pesquisas, realizada entre dois e cinco de setembro, com seiscentas entrevistas domiciliares sorteadas aleatoriamente e distribuídas por todas as regiões de Campinas, obedecendo sua proporcionalidade, gênero, renda familiar, enfim, com todas as exigências legais, e exigidas pelo “Correio”.

Com margem de erro de 4% para mais ou para menos e margem de confiança de 95%, foi devidamente registrada no TSE sob nº SP-02758/2014.

Havia uma grande expectativa para sua divulgação, que tinha sido anunciada por XEQUE-MATE durante a semana, prometida para o domingo, dia oito de setembro.

O Jornal foi concluído às quinze horas de sábado e enviado para impressão nesse horário.

...explicada

Ocorre que, por volta de dezoito horas, o Correio Popular foi informado de “liminar” expedida pela Juíza Eleitoral Fernanda Silva Gonçalves, determinando a suspensão da divulgação da Pesquisa, atendendo a “pedido” do candidato Rafa Zimbaldi, onde questionava os critérios utilizados pelo instituto, que estariam em desacordo com as determinações legais que disciplinam a matéria, além de não concordar com seu resultado e com seus números. Necessário esclarecer que a “liminar” concedida apenas protege a “coligação”, de “danos irreparáveis” caso comprovadas suas alegações, mas o mérito será objeto de análise posterior, após manifestação do Ministério Público, da Empresa contratada e da contratante. Como o “Jornal”, legalista e respeitoso, entende que decisões judiciais se cumpre, deixando para apreciar o mérito nos Autos do Processo, se esforçou para, em tempo, retirar a divulgação da Pesquisa, substituindo-as pela tarja “censurado”. Esse é o resumo do ocorrido e que deu fundamento à edição “censurada” que entra para a história do Jornal.

Análise...

Embora não seja objeto de corretivos o fato de Rafa ter batido às portas da Justiça por não concordar com os “critérios” nem com o “resultado”, observamos que este não seria o único caminho para sua discordância, mesmo porque, chamado para comentá-la, recusou-se a fazê-lo, a exemplo de Tourinho. Poderia ter demonstrado toda sua discordância na própria matéria.

...dos acontecimentos

O fato é que as consequências políticas desses acontecimentos serão notadas nas discussões políticas, no humor do eleitorado e no resultado das urnas. Não há como negar que fato tão relevante, rumoroso e significativo repercuta, interferindo diretamente no resultado eleitoral final.

“em passant”

Atento às pesquisas divulgadas mais amiúde e por vários Institutos, na Capital, percebemos que algumas mostram diferenças significativas em seus resultados, e são explicadas pelos observadores como sendo resultado de “critérios” e “métodos” distintos, e nunca por “fraudes” ou “direcionamentos”. Impugnar Pesquisas é uma “moda” que não deve “pegar”.

Desfile...

Aproximadamente vinte mil pessoas, entre público, representantes das forças de segurança e entidades civis participaram do desfile cívico-miliar em comemoração dos duzentos e dois anos de nossa Independência.

...cívico

O evento foi realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo; Educação; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; Serviços Públicos; Cooperação nos Assuntos de Segurança; Sanasa; Emdec; Setec; Administração do Paço, juntamente com o Exército Nacional. Após o desfile oficial, aconteceu o tradicional “grito dos excluídos”.

ORDEM DO DIA 

“Às vezes, observar os outros me faz gostar mais de mim mesmo”. Mike Lonely

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por