Envio Carreta Rio Grande do Sul (Prefeitura Municipal de Campinas)
As enchentes que arrasaram o Estado do Rio Grande do Sul com suas proporções catastróficas chocam o mundo e expuseram os riscos que todos corremos de repetições que deixam a todos vulneráveis.
A solidariedade veio de todas as partes do mundo e de todas as formas possíveis, principalmente com doações de roupas, agasalhos e alimentos para aplacar o sofrimento do atônito povo gaúcho, pego de surpresa com a ação violenta da natureza.
Ontem, quando se esperava que a ação agressiva do mau tempo já havia se esgotado e estava iniciando a expectativa de recuperação do que restou, novas chuvas provocaram novas enchentes que mostraram que o drama não se encerrou, e que os gaúchos têm ainda que buscar no “âmago”, forças para continuar enfrentando as “vicissitudes da vida” que os farão, no futuro, mais fortes e resilientes.
...solidária e fundamental
Nesse cenário de solidariedade e emergência drástica, Campinas enviou equipe para contribuir na identificação e mapeamento via “drones” numa ação inicial, que foi considerada fundamental para identificação das áreas mais atingidas pelas ações da natureza. Em razão dos resultados altamente positivos da ação de nossos agentes, a Prefeitura enviou, nesta segundas-feiras, duas equipes para atuar em nova missão no município de Canoas. Cinco servidores, quatro da Defesa Civil e um técnico em mobilidade urbana da EMDEC voltarão a realizar sobrevoos com drone e atuar nas vistorias das moradias que foram danificadas e destruídas pelas enchentes.
Cenário
De acordo com o agente da Defesa Civil, Daniel Honorato, o cenário encontrado é de muita destruição; “Hoje nossas equipes começaram a vistoriar os imóveis afetados para avaliar danos e riscos estruturais. Realmente o cenário é de destruição”.
xxx
Importante destacar nossos heróis que participam dessa incomparável missão de auxílio aos irmãos gaúchos, são eles: Ângelo Veriato de Souza Costa; Celso Oliveira dos Santos; Juan Richard Flor Marques; Daniel Lopes Honorato de Oliveira e o técnico em mobilidade urbana da EMDEC, Marcelo Tortorelli.
O serviço solidário executado por eles significou a presença de todos nós, e eles merecem todas as nossas homenagens e o reconhecimento por mostrarem o quanto Campinas sente, sofre e se solidariza com o drama do povo gaúcho.
Estivemos todos lá, com a presença, o empenho e o trabalho deles representando a todos nós.
Mudanças climáticas
O Vereador Cecílio Santos (PT), numa feliz iniciativa, protocolou Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Mudanças Climáticas e Eventos Climáticos Extremos. Segundo o Vereador Cecílio Santos, o objetivo é prevenir, atenuar e reduzir os efeitos das mudanças climáticas bem cono prevenir, recuperar e combater os problemas causados pelos eventos climáticos extremos.
Tramitação...
No próximo dia doze de junho, a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, sob a presidência do Vereador Carlinhos Camelô (PSB) se reúne em audiência pública para discutir e debater o Projeto de Lei que obedece a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de dois mil e vinte e cinco.
...democrática
“A LDO tem como principal finalidade definir as prioridades de investimentos da cidade e orientar a elaboração do Orçamento de Campinas para o ano que vem. Nesse sentido, a participação popular é fundamental, porque é o momento para questionar o que está sendo proposto como para sugerir a inclusão de outros pontos que considerem prioritários”, destaca o Vereador.
ORDEM DO DIA
“Só existe uma maneira de evitar as críticas: não fazer nada, não dizer nada e não ser nada”.
Aristóteles