Secretário de Finanças, Aurílio Caiado. (Prefeitura Municipal de Campinas)
A partir de ontem, segunda-feira, os contribuintes poderão usar o PIX para fazer os pagamentos de boletos emitidos pela Prefeitura Municipal de Campinas. Além de trazer praticidade para quem paga, a medida também deve gerar uma economia potencial de mais de hum milhão e seiscentos mil reais por ano para o município. Dário Saadi, no evento de lançamento no Salão Azul, afirmou que “nós temos promovido vários avanços na modernização da gestão pública, e a adoção do PIX é fundamental porque hoje essa modalidade é usada da compra de pipoca até pagamentos maiores”, informando que a escolha da instituição bancária que vai operacionalizar os pagamentos foi feita por licitação”. O PIX poderá ser usado nos pagamentos de IPTU, acordo de dívidas, ITBI, ISSQN e outros.
…via PIX
Aurílio Caiado, Secretário de Finanças, explicou que “além da economia para o município, essa medida também traz praticidade e agilidade para os contribuintes que precisam de uma compensação bancária mais rápida. Hoje, a baixa do boleto pelo Banco é feita entre vinte e quatro e quarenta e oito horas; com o PIX isso será em minutos”. Ainda segundo o Secretário, “os pagamentos via PIX na Prefeitura só serão feitos com QR Code, nunca com CNPJ ou número de telefone, sendo importante confirmar, antes de concluir o pagamento, se está sendo feito em nome da Prefeitura”. A emissão de guias para pagamentos via PIX seguirá um cronograma que iniciou ontem, devendo completar as etapas até vinte e cinco de setembro, quando todo o sistema estará apto para sua emissão.
Autoria
O Vereador Paulo Gaspar (Novo), pré-candidato a Prefeito, festejou a novidade, lembrando que em janeiro de vinte e dois protocolou PLO 04/22 que institui o direito do contribuinte de ter acesso a meios e formas de pagamentos digital, tais como PIX, transferência bancária e operações de débito/ crédito para quitação de débitos de natureza tributária, taxas e contribuições.
xxx
O que o Vereador não explica é como foi a tramitação de seu Projeto na “casa”, nem se a iniciativa do Executivo se deu em razão de imposição de seu Projeto de Lei, após aprovado na Câmara.
BRT...
O Vereador Otto Alejandro (PL) encaminhou “Indicação” ao Executivo, reivindicando a instalação de bebedouros com “água gelada” nos terminais do BRT em Campinas, considerando que enfrentamos diversas ondas de calor na região.
...com água gelada
Otto Alejandro argumenta que “os terminais são frequentados diariamente por centenas de usuários que, quando querem matar a sede, se deparam com equipamentos apenas com água natural que, em dias mais quentes, acaba se tornando a até mesmo “morna” ou “quente”, muito ruim ou até mesmo impossível para se beber. Recebemos inúmeras queixas a este respeito”, conclui.
Tecnologia assistiva...
O Vereador Marron Cunha (MDB) apresentou e a Câmara analisou ontem, em primeira discussão, Projeto de Lei que determina a adoção de tecnologia assistiva para os alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) matriculados na rede municipal de ensino.
...aos alunos com TEA
“Queremos propiciar às nossas crianças diagnosticadas com essa patologia uma melhora de vida, principalmente no ambiente escolar. Temos que garantir a inclusão a uma educação com maior qualidade, com salas de aulas adaptadas”, enfatiza Marron Cunha.
Correção
O atento leitor Orlando Rodrigues Ferreira, astrônomo, professor e jornalista, observa que a frase “o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” atribuída, na “ORDEM DO DIA”, a Campos Machado, na verdade alguns atribuem ao físico Albert Einstein, outros a Vince Lombardi, ou a Vidal Sassoon, a Mark Twain e, mais provável, a Stubby Currence.
ORDEM DO DIA
“O que deseja fazer, faça logo. Existe uma quantidade limitada de amanhãs”.
Jonh Lennon