Ex-governador de São Paulo, João Doria (Rovena Rosa/ Agência Brasil)
A surpresa nos meios políticos nesta quarta-feira, 19, ficou por conta do comunicado do ex-governador de São Paulo João Doria sobre sua decisão irrevogável de se desligar do PSDB, anunciado em primeira mão por Xeque-Mate, no . A dez dias das eleições do segundo turno, o anúncio de Doria produziu efeitos bombásticos na sigla que abandonou, depois de ter sofrido humilhações e rejeições, e de ter sido obrigado a retirar sua candidatura à Presidência da República.
ABANDONANDO O BARCO 2
Após 22 anos de filiação ao PSDB, um mandato de prefeito de São Paulo interrompido no 2<SC210,186> ano para se eleger governador do Estado por outros dois anos, João Doria deixou a sigla com mágoas contidas e dores represadas pela maneira como foi posto em choque com Eduardo Leite, ex-governador do RS, que lutou para ser o candidato tucano a presidente, a despeito de Doria ter ganho as prévias do partido. ‘Missão cumprida’, é o selo final do ex-governador.
FRASE
"Encerro minha trajetória partidária de cabeça erguida. Com a missão cumprida e meus agradecimentos.”
João Doria, ex-governador de São Paulo
ELAS POR ELAS
Dado interessante na recusa do PSDB em manter Doria como candidato, é que a opção pela senadora Simone Tebet, do MDB, não melhorou em nada as condições reclamadas pelos tucanos.
ELAS POR ELAS 2
As queixas eram no sentido de que o ex-governador mantinha baixos índices nas pesquisas, oscilando entre 4% e 5%. Tebet concluiu o primeiro turno ostentando 4,1% dos votos.
CENSURA À JOVEM PAN
A Presidência-Executiva do Correio Popular manifesta repulsa à censura imposta à Jovem Pan pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou à emissora não tratar de determinados temas e fatos do interesse público, seja no modo informativo ou crítico. Reiteramos a posição permanente do Correio Popular em defesa da liberdade de expressão e de imprensa, princípio basilar do Estado Democrático e de Direito.
DECLARAÇÃO DE VOTO
Rodrigo Maia (PSDB), ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-secretário de Rodrigo Garcia, no governo paulista, declarou voto ontem em Luiz Inácio Lula da Silva, PT.
***********
Maia destacou suas divergências com Bolsonaro e diz que vota em Lula 33 anos após seu primeiro voto no candidato do PT.
PROXIMIDADES
Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada ontem, mostra crescimento do bolsonarismo, com o presidente ostentando 45% das intenções de votos no segundo turno, contra 48% atribuídos a Luiz Inácio Lula da Silva.
CARTA ÀS IGREJAS
O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva, PT, entregou ontem carta-compromisso com evangélicos, em ato com a participação do candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).
CARTA ÀS IGREJAS 2
O ato reuniu 200 lideranças evangélicas em São Paulo, e o documento redigido por Lula reafirma o respeito à liberdade religiosa, à liberdade de culto, à família e desmente notícias falsas compartilhadas contra sua campanha.
CARTA ÀS IGREJAS 3
Aos pastores, Lula criticou o uso político da fé, e afirmou que “quando resolvi fazer a carta foi por respeito a vocês, porque eu sei quanto as pessoas sérias sofrem para enfrentar as pessoas mentirosas. A mentira, ela voa, e a verdade, engatinha”.
LIDERANÇA NA ALESP
O deputado estadual Dirceu Dalben, da RMC, é agora líder da bancada do Cidadania na Alesp, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.