Lula e Bolsonaro (Ricardo Stuckert e Valter Campanato/Agência Brasil)
A verdadeira batalha campal, aberta e sem refrescos, entre os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro, PL, e Luiz Inácio Lula da Silva, PT, não está nas ruas e nas praças, nos comícios, passeatas, motociatas e caminhadas. Nem nos debates mais encarniçados das emissoras de TV. Tampouco nos inserts da propaganda eleitoral, no rádio e na televisão. O que rola de mais agudo e sangrento está na Internet, nas redes sociais, onde os discursos escapam da normalidade, e chegam ao pessoal. Com o STF regulando.
GUERRA SANTA VIRTUAL
Para analistas do atual quadro da corrida eleitoral ao Planalto, a presença de Bolsonaro em Aparecida do Norte, nas celebrações da Padroeira do Brasil, não foi atitude casual ou sem um propósito de dividendos e ganhos eleitorais. Pensam, na verdade, estrategistas e marqueteiros da campanha do presidente , que haverá mais ganhos a Bolsonaro do que a Lula nessa batalha religiosa. O comando de campanha espera por efeito mais extensivo nas futuras pesquisas de intenção de voto.
FRASE
"Eu só me animo com o domingo da eleição. Até o dia 30, nós vamos estar nas ruas, defendendo nossas propostas.”
Fernando Haddad, candidato do PT ao governo de São Paulo
CARTA AO INTERIOR
Em suas caminhadas ontem pela capital, o professor Fernando Haddad, candidato ao Palácio dos Bandeirantes pelo PT, enviou recados diretos ao interior paulista, onde pretende concentrar maior parcela de suas atividades de campanha nas duas próximas semanas.
CARTA AO INTERIOR 2
Haddad deixou claro que seus programas no horário eleitoral gratuito do rádio e da TV deverão ser dirigidos ao interior de São Paulo, reforçando a tese de que “paulista vota em paulista”.
CARTA AO INTERIOR 3
Um esforço de Haddad e do PT estadual para tentar reverter a vantagem do carioca Tarcísio Gomes de Freitas, candidato a governador de São Paulo pelo Republicanos.
BÚSSOLA E ASTROLÁBIO
As duas próximas semanas serão decisivas para o ex-governador Geraldo Alckmin - candidato a vice-presidente de Lula - na incumbência que lhe foi atribuída pela aliança PT/PSB, de atuar na garimpagem de votos para Lula e Fernando Haddad em São Paulo.
BÚSSOLA E ASTROLÁBIO 2
Depois de passar uma semana em diálogos com o setores do Agronegócio, no Centro-Oeste, Alckmin inicia na segunda-feira intenso périplo pelas regiões e grandes cidades do interior paulista, onde goza de prestígio desde os tempos em que ocupou o Palácio dos Bandeirantes. A missão é considerada inglória.
DE VOLTA AO PALÁCIO
Livre da corrida e dos compromissos eleitorais, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), passou a sexta-feira toda no Palácio dos Bandeirantes, em cumprimento de extensa agenda de seu gabinete.
DE VOLTA AO PALÁCIO 2
Desde as 10 horas, Rodrigo Garcia participou de cerimônia de outorga de medalhas a membros da Polícia Militar, reuniu-se com quase todos os secretários estaduais, individualmente.
DE VOLTA AO PALÁCIO 3
No final da tarde, Garcia manteve encontro com Marcos Vinholi, ex-secretário estadual do Desenvolvimento Regional, agora atuando como superintendente do Sebrae-SP.
PELA EDUCAÇÃO
Dirceu Dalben, deputado estadual reeleito, retomou esta semana seu trabalho na Assembleia Legislativa em favor da Educação na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira atribui 49% a Luiz Inácio Lula da Silva, PT, e 44% a Jair Bolsonaro, PL. Brancos e nulos somam 5%. Indecisos, 1%.