O Prêmio RAC e Sanasa de Responsabilidade Ambiental divulga iniciativas de interesse coletivo, voltadas ao desenvolvimento sustentável e ao bem-estar (Ricardo Lima)
Em sua 16ª temporada, é com grande satisfação que anunciamos mais uma edição do prêmio aos melhores projetos em gestão ambiental, em uma parceria entre o nosso jornal e Sanasa Campinas. O Prêmio RAC e Sanasa de Responsabilidade Ambiental divulga iniciativas de interesse coletivo, voltadas ao desenvolvimento sustentável e ao bem-estar da comunidade. Semanalmente, publicamos reportagens que mostram ideias criativas e inovadoras no campo da sustentabilidade e meio ambiente. Em 2021, durante a entrega do prêmio aos vencedores da 15ª Edição do certame, o prefeito Dário Saadi enalteceu o valor da cobertura jornalística realizada pelo Correio Popular, ao longo de seus 95 anos, contribuindo para o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade e região.
Em uma era de redes sociais e portais de internet disseminando grande quantidade de informações, o prefeito lembrou que o trabalho midiático concentrado nas questões locais estimula o debate e a consciência crítica em torno dos inúmeros desafios da sociedade, ganhando dimensão e relevância na busca de soluções sustentáveis. O prefeito destacou a parceria entre o jornal e Sanasa na divulgação de ideias e ações inovadoras, voltadas ao uso racional dos recursos, principalmente da água potável, um bem escasso no planeta e em nossa região.
Por sua vez, o presidente da Sanasa, Manuelito Pereira Magalhães Júnior, alertou que o consumo anual per capita de água na Região Metropolitana de Campinas é 3,75 vezes inferior ao valor mínimo considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Enquanto o ideal seria de 1.500 metros cúbicos/habitante/ano, as nascentes da RMC fornecerão apenas 400 metros cúbicos de água por cidadão durante o período de estiagem. Por isso, a companhia, uma das mais aclamadas e respeitadas empresas de saneamento do Brasil, conclama a sociedade a trabalhar em conjunto para proteger os recursos hídricos, desenvolvendo projetos inovadores que busquem a proteção dos mananciais e a sustentabilidade do ecossistema.
Vale lembrar que a reciclagem de uma lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada por três horas; e cada 100 toneladas de plástico reciclado economiza 1 tonelada de óleo. Portanto, todo investimento em reciclagem traz benefícios imensuráveis para a humanidade. Nesse contexto, o Prêmio de Responsabilidade Ambiental RAC e Sanasa 2022 ajuda a desenvolver uma sólida consciência ecológica, difundindo e reconhecendo o valor de projetos voltados à proteção dos bens naturais de nossa região.