A cantora alemã Frauke Aulbert participa do projeto NME (Divulgação)
Um concerto diferente que reúne o som computadorizado com performance vocal. Trata-se do NME (Nova Música Eletroacústica), que ocorre hoje no pátio do Museu da Imagem e do Som (MIS) com a participação especial da cantora alemã Frauke Aulbert, especialista em música vocal contemporânea.
O concerto é resultado de uma parceria entre o NME, MIS e Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio da Embaixada Alemã no Brasil. “É um tipo de sonoridade muito inusitada, pois reúne computadores e técnicas estendidas de voz, além de filtros vocais transformando a voz em som digital. Além disso, entram em cena os compositores ‘instrumentalizados’ com seus computadores ligados a quatro grandes caixas acústicas”, adianta Flávia Iodi, do MIS. Ela explica que, caso chova, o concerto será transferido para a sala Imagens de um Sonho do museu.
Reconhecida internacionalmente pela sua pesquisa em técnicas estendidas para a voz, Frauke Aulbert busca sempre aliar a experimentação com um alto refinamento musical, o que levou o jornal "Hamburger Abendblatt" a considerá-la a “Rainha da vanguarda de Hamburgo”, em janeiro de 2010. Premiada por diversas instituições, como a Stockhausen Foundation e o Music Theatre NOW, Frauke traz ao Brasil um repertório heterogêneo, fruto de suas pesquisas e interesses.
Segundo Tiago de Mello, diretor e um dos compositores que participam do concerto. na primeira parte Frauke apresenta uma peça do compositor grego George Aperghis, pouco conhecido no Brasil. Em seguida, a cantora mostrará a obra "Silence is my voice", do compositor alemão Matthias Kaul, na qual a voz da soprano é alterada duplamente pelo uso de um walkie talk que ela coloca na boca e amplifica ainda mais a voz.
“O concerto contará ainda com a participação de três compositores paulistas — Mello, Rodolfo Valente e Lucas Rodrigues Ferreira —, com obras que, ao perpassarem a música contemporânea vocal, conferem novas experiências estéticas ao público”, explica Flávia.
Rodolfo Valente trabalha com a poetisa Ana Rüsche numa performance em que ela lê o poema, ele modifica a voz pelo computador, criando uma musicalidade que denomina de terceira dimensão. Já Lucas Ferreira e Tiago de Mello fazem um duo de improvisação, em que interagem não apenas com suas vozes, mas também com suas guitarras e computadores.
“Aproveitamos elementos da música popular e eletrônica, transformada pelo computador”, informa Mello. “Para encerrar, fazemos uma apresentação conjunta, uma jam session de improvisação”, diz o compositor. O grupo também tem programada uma série de concertos na praça central da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Agende-se
O quê: Concerto NME, com a cantora Frauke Aulbert
Quando: Nesta terça-feira (19), às 18h
Onde: Museu da Imagem e do Som - MIS, na Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas, fone: (19) 3733-8800
Quanto: Entrada franca