O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, hospitalizado há quase um mês em um hospital de Pretória por uma recaída de sua infecção pulmonar, não está sofrendo, disse nesta quinta-feira (05) sua esposa, Graça Machel.
"Há 25 dias estamos no hospital. Embora Madiba nem sempre esteja bem, não sofreu em nenhum momento", disse sua esposa à imprensa em uma coletiva de imprensa da Fundação Mandela, em Johannesburgo.
"Enquanto está no hospital, (Mandela) nos oferece a oportunidade para que todos (os sul-africanos) estejam unidos novamente", acrescentou.
Há uma semana, o estado de saúde do herói da luta contra o apartheid e prêmio Nobel da Paz em 1993 é "crítico, mas estável", de acordo com a presidência.
Graça Machel, que passou a maior parte do tempo junto ao marido no hospital, falou durante a apresentação do chamado "Dia Nelson Mandela do Esporte e da Cultura", que será celebrado no dia 17 de agosto e durante o qual serão disputadas partidas da seleção sul-africana de futebol (contra a Argentina) e de rugby (contra Burkina Faso) em Soweto.