Um tribunal dos Estados Unidos reduziu em 450 milhões de dólares a multa de 1 bilhão de dólares que a Samsung deve pagar por uma ação de violação de patentes da Apple, argumentando que o cálculo é proveniente de "uma teoria legal inadmissível".
A juíza Lucy Koh confirmou o restante da multa, que ficou em 598,9 milhões de dólares, segundo um documento judicial publicado nesta sexta-feira.
A Apple acusou sua rival sul-coreana de realizar cópias deliberadas e em massa de seus designs e tecnologias utilizadas nos smartphones e tablets.
Koh disse que o tribunal que calculou a multa em agosto se equivocou sobre os danos para alguns dos dispositivos em questão, incluindo o telefone Galaxi SII e o tablet Galaxy Tab.
A juíza informou que seria necessário um novo julgamento para que sejam concedidas indenizações por violações nesses dispositivos, mas estimulou ambas as partes a apresentar o caso em um tribunal de Apelações antes de iniciá-lo.
Apple e Samsung mantêm uma concorrência direta no mercado dos smartphones e tablets.
A empresa sul-coreana ocupa o primeiro posto mundial na venda de telefones e a norte-americana na venda de tablets e os dois grupos se acusam de violação de patentes em vários tribunais de todo o mundo, com resultados variados.
O julgamento que acontece na Califórnia é o mais importante em anos nos Estados Unidos. Os juízes consideraram 700 demandas no total e rejeitaram todas as da Samsung contra a Apple.