Mulher sudanesa de Jebel Saiey no norte de Darfur, transportando galões de plástico cheios de água em um carrinho de mão no campo de Abu Shouk (France Press)
Homens armados sequestraram 31 deslocados em Darfur, informou nesta segunda-feira a Missão Conjunta ONU/União Africana (MINUAD) nesta região do oeste do Sudão, palco de forte insegurança.
O rapto ocorreu no domingo, segundo a porta-voz da MINUAD, Aicha Elbasri. Os deslocados se dirigiam a Zalingei, capital de Darfur Centro, em Nyala, para participar de uma conferência governamental sobre os deslocados e os refugiados que começou nesta segunda-feira.
"Um comboio de três ônibus que transportavam 31 deslocados, escoltado por soldados da MINUAD, foi detido por um grupo de homens armados não identificados, vestidos com uniformes militares, em sete jipes equipados com armas", disse em um comunicado.
Segundo uma autoridade local de Darfur, Ahmed Suleiman, "alguns (deslocados) encontram-se em um local seguro", mas o destino dos sequestrados é desconhecido, disse.
Os crimes, a violência tribal e os combates entre rebeldes e o exército sudanês são diários em Darfur, embora tenham diminuído de intensidade em comparação com 2003 e 2004, quando grupos não árabes se revoltaram contra Cartum.