O primeiro Dia de Ação de Graças (Jennie Brownscombe)
A data em que se celebra o dia de ação de graças é um momento festivo que visa agradecer pelos bons acontecimentos do ano que está prestes a terminar.
Os Estados Unidos se tornou pioneiro nessa celebração. A partir do decreto do então presidente Abraham Lincoln, no ano 1863, declarando o dia feriado oficial, todos puderam agradecer a Deus, familiares e pessoas próximas, por tudo de bom que aconteceu em suas vidas.
Assim tornou-se um hábito as famílias e os amigos se reunirem em torno de orações e mesas fartas como um momento de reconhecimento e celebração.
“A ação de graças, o agradecer, o ser grato a alguém, é uma atitude, antes de tudo, de reconhecimento por algo.”
No Brasil, o então presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington.
Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração se daria na quarta quinta-feira de novembro.
Aproveitando a incrível coincidência da data e comemorando os 103 anos desde sua fundação, O Hospital Sírio-Libanês realiza uma missa de Ação de Graças em homenagem às suas 27 fundadoras.
Reconhecido como um dos maiores hospitais da América Latina, e referência no mundo em vários setores da saúde, a incrível instituição não poderia deixar de reconhecer sua existência dada à união de 27 mulheres descendentes de famílias Sírias e Libanesas, acolhidas no Brasil.
Missa de Ação de Graças
Homenagem às 27 Senhoras fundadoras do Hospital Sírio-Libanês
Para comemorar os 103 anos do Hospital Sírio-Libanês e homenagear as 27 famílias, assim como todos, que transformaram esse sonho em realidade, participe da missa que será realizada na data de fundação do hospital.
Você faz parte dessa história!
Data: 28 de novembro de 2024, às 11 horas
Local: Capela do Hospital Sírio Libanês- São Paulo
Bloco D 13º andar
Entrada principal
AS HOMENAGEADAS FUNDADORAS DO HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS:
ADELIA DIAB MALUFI
SALWA SAIGH CALFAT
MARIE NADER CALFAT
ADELIA TAUFI MALUF
MARTHA MALUF ESTEFNO
ADMA MOKDESSI JAFET
MARY LOTAIF NAHAS
AFIFE NASSIF JAFET
MATILDE YAZBEK
ALICE BUCHAIN
NAHIME BUSSAB
ALICE TAUFI MALUF
NASSIBA CHACCUR SALEM
ALZIRA ASSAD JAFET
NAZIRA CARONE
ATOUR AUN
NAZLE MORAD
GORGIE ASSAD ABDALLA
NAZMA YAZIGI
FADUA MATTAR
SALMA BUCHAIN
FARIZA MOHERDAUI
HAFIZA AZER MALUF
TAUFICA GEBARA
HELENA RACY
VITORIA JAFET
LATIFE CHUFFI ALASMAR
O conselho do Hospital Sírio-Libanês comunicou que abriu o convite à todas as famílias que se sentem parte dessa história.
O evento ocorrerá na próxima quinta-feira, 28 de novembro às 11 horas, na capela ecumênica do próprio Hospital a fim de agradecer e reconhecer não só as 27 Senhoras pioneiras, mas também todos aqueles que tornaram o projeto viável, entre eles pacientes e apoiadores.
Os conselheiros da instituição contam com a presença de todas as famílias que fizeram parte dessa história e de alguma maneira apoiaram e contribuíram para que a existência da mesma fosse mantida, seja por descendentes ou simples admiradores.
Os 103 anos do hospital Sírio-Libanês é também comemorado com muito orgulho e agradecimento pelas mulheres do Brasil e do mundo.
Afinal, se alguém duvidava da eficiência das mulheres nos seus mais diversos setores da sociedade, em 1921 veio à prova do contrário.
A força dessas 27 senhoras mostraram ao Brasil e ao mundo que lugar de mulher é na liderança das atividades econômicas e sociais.
Foram essas precoces mulheres, totalmente à frente de seu tempo, que lideraram o início de um lindo movimento de fraternidade e igualdade para a cidade de São Paulo.
A Fundação de um hospital filantrópico na mesma data, que viria a ser o dia comemorativo oficial de Ação de Graças no Brasil, veio como uma coincidência quase milagrosa que contribuiu imensamente para a construção do sistema de saúde do nosso país e assim hoje se tornar um símbolo desta data tão comemorada internacionalmente.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram