Endereço para reunir amigos e familiares (Rodrigo Zanotto)
Em pouco tempo o Capela Bar já se tornou marcante em uma região que estava carente de uma alternativa de lazer. Com apenas quatro anos de história, o Capela tornou-se inesquecível, muito por causa do clima, bastante próximo às características tradicionais de um bar de praia, porém localizado em um contexto urbano. Não há quem passe na altura do número 2662 da Avenida Moraes Sales e não tenha a atenção atraída para o local. O bar fica na Praça Hermano José Nardi, que inclusive foi adotada pelos proprietários em 2022.
Dentro do bar que, de fato, se assemelha a uma capela, o destaque é o ambiente familiar, em que crianças, adultos e idosos costumam aproveitar o espaço agradável para se reunir em família. Inclusive, pets são bem-vindos ao Capela, um diferencial essencial para muitas pessoas.
Um dos três sócios-proprietários, Gustavo Missio, explicou que a ideia do nome chamativo ‘Capela Bar’ surgiu a partir das brincadeiras e adaptação feitas aos mandamentos de Deus. O bar tem os seus próprios dez mandamentos, por exemplo, “se for beber, convide os próximos” e a mensagem de conscientização e responsabilidade de “se beber, não dirija”. Uma parceria com motoristas de aplicativo não deixa faltar carro para quem deixou o veículo próprio na garagem de casa para aproveitar os drinks. Além disso, outro mandamento deixa claro: “é proibido cobiçar a bebida da mesa ao lado”.
Durante o ano de inauguração do Capela, em 2018, o bar também criou uma brincadeira de que os clientes eram abençoados assim que chegavam. Em vez da hóstia, uma bolacha de provolone era fornecida aos consumidores. O tradicional vinho era representado por uma cachaça própria do bar, que quem provou não se esquece.
O Capela foi criado por três amigos que frequentavam diversos bares, mas sentiam falta de um que contemplasse um público de diferentes classes sociais, com conforto e um ambiente propício para toda a família, todas as idades. Gustavo Missio conta que outros pontos em Campinas poderiam ser escolhidos, mas a ideia de criar o bar em uma praça, com o conceito de levar inovação ao visual e ao ambiente, falou mais alto. Sem contar a movimentação que trouxe à região, fazendo com que um lugar que normalmente ficava deserto, e por vezes perigoso, se tornasse um espaço de diversão e encontro diário.
O proprietário também busca inspirar outros empresários a fazerem o mesmo, a partir da análise de que comércios e empreendimentos privados podem contribuir com o poder público para ocupar e levar vida às praças e áreas abandonadas, que podem, inclusive, prejudicar a segurança da região. Alguns clientes que moram no entorno disseram que a sensação de segurança melhorou desde que o local passou a ter mais vida.
Reconhecido em Campinas no ramo do mercado imobiliário, o empresário Milton Perreira, de 55 anos, contou que costuma levar a família ao local, conciliando as amizades profissionais que encontra no Capela com o momento de ficar com a família. “O Capela Bar foi fundado por amigos e tem essa proposta inovadora de reunir empresários para o ‘happy hour’, mas também famílias. É uma coisa difícil de se encontrar em um único bar. Eu frequento o ‘happy hour’ com a minha família, inclusive venho com o meu neto. E o bar adotou a praça e conseguiu trazer a comunidade para ela, com famílias e crianças”.
Os lanches em formato boca-de-anjo e petiscos como o rolo de torresmo são boas pedidas para acompanhar a cerveja, que chega bem gelada ao copo dos clientes (Diogo Zacarias)
Durante a Copa do Mundo, o bar virou um point para que os torcedores possam aproveitar a deliciosa parte gastronômica e os drinks que são diferenciados e ajudam a levantar o ânimo do público quando a partida não é tão emocionante. No cardápio, o drink mais requisitado é o ‘Cardial’. Segundo o gerente, Décio Santos, quem toma um, pede dois. “Ele é maravilhoso, é feito de gim, espuma de gengibre e também um purê de frutas vermelhas. Temos também os nossos sanduíches, o croquete de costela, o de gorgonzola. E o nosso minipastel, que é feito aqui na hora, não é congelado. Produzimos tudo na hora mesmo. É muito bacana”, explica.
O som ao vivo é outro diferencial. Sertanejo, pagode, samba, MPB estão sempre rolando por lá. São diversos estilos para contemplar a diversidade do público que frequenta o Capela Bar. Uma das atrações mais queridas e frequentes é a dupla sertaneja Betho e Menon. “Além de tocar o sertanejo, que gostamos, a galera vem em família. É um bar para amigos e tem outros gêneros musicais. A variedade também aparece nos pratos e nas bebidas, o que é essencial. Precisa ter uma gastronomia boa. Tocamos aqui toda sexta-feira e vamos tocar neste domingo. A mudança no dia é por causa do final do ano e da Copa do Mundo, precisamos fazer alguns ajustes, mas sempre estamos aqui. Ano que vem é praticamente toda sexta-feira”, contou Menon, que faz a segunda voz e o violão da dupla.
Boa música em ambiente agradável estão na ordem do dia do Capela Bar (Rodrigo Zanotto)
E engana-se quem pensa que eles aparecem apenas quando estão tocando. Nas horas livres, a escolha não é difícil: o melhor endereço também é o Capela Bar. “Mesmo fora do trabalho eu passo aqui quase todos os dias para curtir com os amigos. Eu moro perto, mas o acesso ao bar também é muito fácil. E melhorou a região na questão da segurança, de ter uma opção diferente de lazer. É um bar bem frequentado, mais família. E é gostoso, porque você chama uma galera e não tem rejeição, é um lugar aberto, arejado, com uma boa equipe de atendimento. Isso é primordial”.
Cardial, o drink mais pedido na casa leva gim, espuma de gengibre e purê de frutas vermelhas (Rodrigo Zanotto)
Os dez mandamentos do Capela
✔ I - Não ir para casa sem antes passar na Capela
✔ II - Não cobiçar a bebida da mesa ao lado
✔ III - Não brindar de copo vazio
✔ IV - Se beber não dirija
✔ V - Não fale mal do amigo antes de estar alcoolizado
✔ VI - Honrar as bebidas e petiscos
✔ VII - Aqui se bebe, aqui se paga
✔ VIII - Se for beber, convide os próximos
✔ IX - Visitar a Capela nos feriados
✔ X - Solteiras e solteiros serão abençoados na capela
Ambiente favorável para conversar, provar boa gastronomia e ouvir boa música, o Capela Bar é a escolha tanto de moradores da região como de quem vem de outros bairros para confraternizar (Rodrigo Zanotto)
Depoimentos: