A Lagoa do Taquaral tem atrações que vão além das pistas de caminhada: a Caravela reformada é um convite para enxergar o parque de outro ângulo e tirar boas fotos (LV3 Studio)
Embora viajar seja uma ótima maneira de preencher o período de férias, há outras opções divertidas e relaxantes para aproveitar esse recesso. A pausa na rotina acelerada do dia a dia no trabalho e as férias escolares de crianças e adolescentes são sinônimo de um tempo extra para dar a vez a atividades diferentes que, muitas vezes, são negligenciadas devido à correria cotidiana ou ao apego ao que já fazemos e conhecemos. Se está se sentindo perdido, aqui vão algumas dicas valiosas.
1 - Tire um tempo para não fazer nada: Se você está de férias, se dê um descanso, sem despertador para marcar o tempo. Pode aproveitar para tirar um cochilo, ou simplesmente ficar de bobeira olhando para o alto.
2 - Dedique-se a um projeto criativo: pode ser pintura, desenho, artesanato, escrita ou fotografia. Quem manda é a sua disposição e imaginação. A criatividade estimula a mente e explora as nossas emoções.
3 - Dedique-se a um projeto criativo: pode ser pintura, desenho, artesanato, escrita ou fotografia. Quem manda é a sua disposição e imaginação. A criatividade estimula a mente e explora as nossas emoções.
4 - Exercite-se: aproveite para colocar a atividade física em dia e escolha o que mais lhe atrai, pode ser um treino na academia, uma pedalada no parque ou aulas de ioga.
5 - Maratona audiovisual: o tempo livre também pode ser usado para rever seus filmes favoritos, fazer a maratona daquela série há tempos você queria assistir ou então pegar um cineminha.
6 - Faça uma nova receita: experimente novidades na cozinha testando pratos diferentes, explorando técnicas e sabores diferentes dos pratos tradicionais.
7 - Explore sua cidade: descubra lugares novos que estão próximos de você. Com certeza há locais que você ainda não conhece, como parques, museus e restaurantes.
Os parques da cidade oferecem diversas oportunidades para passar algumas horas praticando algum esporte, apreciando a paisagem ou batendo papo com os amigos (Pablo T. Sola)
✓ Museus: Além dos mais conhecidos Museu de Arte Contemporânea de Campinas (que está fechado para reformas) e Museu da Imagem e Som (MIS), a cidade ainda mantém o Museu do Café e Museu da Cidade, ambos no Lago do Café; o Museu de História Natural de Campinas, no Bosque dos Jequitibás; o Museu Municipal de Esportes e o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, ambos no Parque Portugal (Taquaral); e os Museus Exploratório de Ciências e de Artes Visuais, na Unicamp.
✓ Parques: Não só do Parque Portugal/Lagoa do Taquaral vive Campinas, que também oferece opções menos centralizadas. É o caso do Parque Ecológico do Jambeiro, do Parque das Águas e do Parque Botânico Amador Aguiar, no Swiss Park. Há ainda a Pedreira do Chapadão e o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, no Gramado, que é perfeito para um piquenique.
✓ Aprecie a arquitetura: Algumas edificações campineiras têm uma grande importância histórica e arquitetônica para a cidade e até para o país. Por exemplo, a Catedral Metropolitana, inaugurada em 1883, é um dos maiores edifícios do mundo construídos em taipa de pilão. A Estação Cultura, de 1872, antiga estação ferroviária do município, foi tombada como patrimônio histórico e cultural em 1982. Já o Mercado Municipal de Campinas, inaugurado em 1908, foi projetado por Ramos de Azevedo em estilo neomourisco, de influência árabe e também tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade. O Palácio dos Azulejos, onde fica a sede do MIS, o Jockey Club Campineiro e a Capela de Santa Cruz também valem a visita.
Parques de Campinas oferecem diversas atividades (Daniel Torres)