(Pixabay)
Ela está entre nós, foi chegando de maneira sutil, sem muito alarde e tomando conta de espaços que hoje são imprescindíveis para um cotidiano mais prático. A Inteligência Artificial, citada apenas como IA (ou AI, do inglês Artificial Intelligence), pode ser definida, de maneira simplista, como a capacidade das máquinas imitarem certos comportamentos do ser humano, por meio do cruzamento de dados em um sistema abastecido por humanos. Essa ciência não é nova, há estudos da década de 1950 que já indicavam que esta seria uma tendência do futuro. Um futuro que se tornou presente, pois a IA está em praticamente todos os lugares. Como por exemplo, nas redes sociais, no celular, no antivírus, no buscador de internet, nos aplicativos dos bancos, no atendimento de clientes no mercado online, só para citar alguns.
Para a mestre em Ciência da Computação pela Unicamp e graduada em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas, Sílvia Cristina de Matos Soares, que tem mais de 30 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, uma definição da IA para leigos seria “a utilização de máquinas, de computadores e de programas (software) para imitar o comportamento humano, buscando executar tarefas, resolver problemas e tomar decisões assertivas, com o mesmo nível de processamento cognitivo do ser humano”. A diferença na execução dessas tarefas entre a IA e o ser humano “é que ela consegue processar uma infinidade de dados e de informações com uma velocidade que o ser humano não é capaz”, explica a professora, que também atua como membro do Conselho Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas.
Embora com muitas vantagens, existem riscos relacionados ao uso da IA que exigem atenção. Silvia Soares cita alguns, como os dados que abastecem e alimentam a IA. “Se eles apresentarem qualquer viés, isso fará com que o sistema apresente preconceitos, tome decisões enviesadas e discriminatórias, por exemplo.” A violação de privacidade, o critério de autoria dos conteúdos e a disseminação de informações falsas também são exemplos de problemas. E alerta que “como nem todas as pessoas têm acesso à IA, o seu uso, de modo desigual, poderá aumentar a desigualdade socioeconômica e a exclusão digital”. Ela lembra também que a evolução do uso dessa tecnologia deverá ser acompanhada pela capacitação de pessoas que poderão perder os empregos em tarefas de automação.
OS DANOS DAS FAKE NEWS
O jornalista e publicitário Eduardo Godoy (Dudu) é vice-presidente do Clube Associativo dos Profissionais do Marketing Político e conta que no Brasil, como em muitos outros países, a disseminação de notícias falsas tem sido um problema significativo, frequentemente potencializado pelo uso indevido de recursos de Inteligência Artificial. Ele explica que “as fakes news têm sido usadas para influenciar a opinião pública durante campanhas eleitorais e debates políticos, muitas vezes espalhando desinformação e manipulando a percepção dos eleitores. Isso tira a credibilidade da mídia tradicional, minando a confiança do público em fontes de informação confiáveis e verificáveis. Além de alimentar a polarização política e gerar conflitos, isso ainda coloca a democracia em risco”.
Para evitar esses efeitos negativos, ele defende a implementação de abordagens abrangentes que envolvam educação do público, verificação de fatos, transparência por parte das plataformas digitais e ações governamentais para mitigar os efeitos nocivos das notícias falsas (no Brasil e no mundo). “O cidadão comum deve permanecer vigilante ao consumir informações, para se proteger melhor contra a manipulação e desinformação”, comenta o especialista, que recomenda a verificação das fontes, a análise da veracidade da informação, a pesquisa dos fatos em sites confiáveis. Ele sugere, inclusive, “pesquisar os fatos mencionados na notícia em fontes de verificação, como Agência Lupa, entre outras conhecidas”, para evitar ser enganado por textos que podem parecer autênticos e convincentes, mas são falsos e gerados por algoritmos e modelos de linguagem como o GPT.
APOIO AO EMPREENDEDOR
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) orienta empreendedores a usarem a Inteligência Artificial a seu favor nos negócios, principalmente na área de comunicação. Alexandre Giraldi, que atua como consultor de negócios na capital e interior paulista, afirma que “o campo de aplicação da IA é gigantesco, mas no nosso caso, recomendamos às empresas criarem seu material de comunicação, como folhetos, flyer, posts para redes sociais, tradução de vídeos, criação de textos com argumentação de vendas, só para citar alguns exemplos, além de usos no cotidiano pessoal”. O uso massivo dessas ferramentas, entretanto, levanta a dúvida se a IA não estaria limitando a criatividade humana, deixando o ser humano preguiçoso mentalmente.
Por isso, sua recomendação é que as ferramentas da IA sejam utilizadas como facilitadoras de alguns processos, cruzamento de dados e como fonte de inspiração. O consultor alerta para a questão dos direitos autorais que precisa ser checada antes da utilização das informações e imagens geradas e recomenda o registro dos logotipos criados via IA. A instalação de um bom antivírus no celular é outra indicação, para evitar fraudes que usam fotos e informações pessoais do perfil para golpes. Para evitar problemas, principalmente em relação à produção de textos, a ferramenta Zero GPT ajuda a checar se alguns textos usados por estudantes foram criados com ajuda da IA, e vem sendo muito utilizada por professores.
FERRAMENTAS GRATUITAS
As principais ferramentas de IA que vêm sendo utilizadas para melhorar a produtividade e eficiência no dia a dia são:
✓ ChatGPT
Sistema que pode conversar com os usuários em diferentes idiomas, modos e tópicos, podendo gerar conteúdo criativo.
✓ Copy AI
Ferramenta que ajuda a gerar textos a partir de palavras-chave ou um prompt, inclusive personalizando de acordo com a necessidade
ou preferência.
✓ Monica
Funciona como um assistente pessoal capaz de conversar, pesquisar, escrever, traduzir, desenhar, usando modelos de linguagem avançados.
✓ Stockimg
Plataforma online que oferece imagens gratuitas para uso pessoal ou comercial, criadas por uma rede neural artificial e com ferramentas de edição.
✓ Midjourney
Tecnologia que permite criar imagens realistas a partir de textos ou outras imagens, imitando os padrões visuais do mundo real.
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