Campos floridos pela chegada da primavera viram cenário para fotos e vídeos (Valdeon Almeida)
A estação mais colorida do ano chegou! A primavera começou às 22h04 do dia 22 de setembro trazendo a beleza das flores para nossas casas, ambientes de trabalho, praças, parques e canteiros. É também uma estação convidativa para viajar, afinal, ainda não chove tanto como no verão e o impacto das baixas temperaturas nas paisagens vai ficando para trás.
Quando se fala em flores, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) tem diversas atrações para quem gosta de admirá-las e também de registrá-las. São atrativos e tanto para os turistas de perto e de longe.
Uma delas é a engenheira agrônoma Mariela Medeiros, de 31 anos, apaixonada pelo contato com a natureza e pelo universo botânico. Moradora de Belo Horizonte, MG, em seu tempo livre, busca conhecer jardins botânicos e lugares onde possa aliar o conhecimento com o prazer de estar em meio ao verde.
No ano passado, ela estava à procura de um curso de paisaA primavera é a estação mais atrativa para estar junto à natureza e também um convite para fazer registros fotográficos e ensaios temáticos gismo para complementar sua formação e foi então que conheceu um centro de paisagismo aqui na região. Sabendo da localização acessível, ela não pensou duas vezes e veio para cá. Além de aprender muito e fazer network com profissionais de norte a sul do país, aproveitou a oportunidade e fez um ensaio fotográfico entre flores. “Rosas, lavandas, girassóis, gérberas e capim do Texas são alguns exemplos que encontrei nos campos floridos. São cenários lindos com uma mistura de cores, formas e texturas. Impossível não se encantar”, comenta.
Mariela também voltou para casa abastecida de fotos e informações para dar continuidade ao seu hobby. Em sua página Plantabilidade, no Instagram, ela dá dicas de plantas e cuidados com o cultivo de espécies ornamentais principalmente para quem mora em apartamento. “Quero que as pessoas se inspirem e tenham prazer em cultivar plantas, ter sua própria horta e entender as necessidades das plantas para conseguir um jardim vigoroso”, completa.
Depois desta experiência repleta de surpresas positivas, a engenheira se animou e recentemente foi para Nova York, onde conheceu o Brooklyn Botanic Garden. Sua próxima parada será o Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo, em Brumadinho, a 54 quilômetros da capital mineira.
A engenheira mineira Mariela Medeiros fez ensaios entre canteiros aqui na RMC (Valdeon Almeida)
Espécies diversas no cenário das fotos
Os apaixonados pelo contato com a natureza que gostam de fotografar, aproveitam a estação para colocar suas lentes para trabalhar e fazem registros que vão do detalhe de uma flor até campos inteiros floridos. E, claro, os ensaios fotográficos nestes cenários também seguem em alta.
O fotógrafo Valdeon Almeida revela que a procura por ensaios entre flores chega a aumentar 100% nesta época do ano, pois há mais variedades de flores. Gestantes, casais, famílias inteiras e até pessoas sozinhas... todos querem ser clicados entre o colorido da estação e muitas destas fotos, claro, vão para as redes sociais, onde ganham chuvas de curtidas. “Saíram os campos de girassóis, que fizeram sucesso alguns meses atrás, e agora são os campos de trigo que também atraem as pessoas”, revela.
No entanto, quem sonha viver essa experiencia e espera uma data especial que cai em outra estação, Valdeon esclarece os ensaios também são possíveis no verão, outono e inverno, desde que não esteja chovendo. Mas é na primavera que realmente a variedade de cenários é capaz de encher os corações e conquistar muitos likes!
OUTROS DESTINOS PARA ESTAR ENTRE AS FLORES NO BRASIL
Campos do Jordão
O Parque Amantikir é um passeio indispensável para conhecer espécies e se deparar com lindos ornamentos.
Cunha
O famoso lavandário tornou-se um grande atrativo e o cenário remete à atmosfera de Provence, na França.
Curitiba
O Jardim Botânico da capital paranaense é um destino imperdível para quem gosta de flores e do verde.