Dois problemas técnicos registrados na manhã desta quinta-feira (9) prejudicaram passageiros em três linhas do Metrô de São Paulo. O transporte de passageiros na Capital ficou prejudicado também por problemas na circulação da CPTM, que teve velocidade reduzida na linha 7-Rubi. O problema no Metrô aconteceu por volta das 7h, uma ocorrência na estação Tucuruvi, na zona norte da capital paulista, provocou superlotação nas plataformas da Linha 1-azul.
O embarque estava sendo feito apenas na plataforma 2, e os usuários encontram filas de até 25 minutos para conseguir entrar na estação. Muitas pessoas optaram pelo ônibus para chegar ao trabalho.
Mais cedo, duas linhas do Metrô começaram a operação desta quinta com circulação prejudicada e redução de velocidade. Segundo a companhia, um problema em um equipamento de via que controla as composições afetou as linhas 2-Verde e 3-Vermelha entre 4h40 e 5h45. Apesar de o problema já ter sido solucionado, muitos passageiros enfrentaram dificuldades.
Na Linha 3-Vermelha, que liga as regiões leste e oeste de São Paulo, a falha aconteceu entre as estações Belém e Tatuapé, na zona leste da capital paulista. Na Linha 2-Verde, que começa na zona sul e passa pela Avenida Paulista, o problema foi verificado entre as estações Sacomã e Vila Prudente. A velocidade ficou reduzida até às 5h18. Também houve reflexos na Linha 1-Azul, a maior da companhia.
O Metrô afirma que, no horário em que o problema ocorreu, a redução de velocidade não traz grandes complicações, porque o intervalo entre os trens é normalmente maior e o movimento de usuários ainda é pequeno.
CPTM
Um problema na linha 7-Rubi da CPTM fez com que os trens circulassem em velocidade reduzida entre 5h40 e 6h10 desta quinta-feira (9).
Segundo a companhia, um trem de manutenção apresentou defeitos de tração em Jaraguá, fazendo com que, entre as estações Perus e Jaraguá, os trens circulassem por apenas uma via. A CPTM informou, no entanto, que as plataformas não chegaram a ficar lotadas e a operação já está normalizada.
É a terceira vez na semana que problemas afetam a circulação dos trens da CPTM. Na última quarta-feira (8), uma falha técnica na subestação de energia de Calmon Viana deixou a velocidade dos trens mais lenta entre as estações Guaianazes e Estudantes da linha 11-Coral, fazendo com que multidões enfrentassem filas para passar nas roletas e entrar nos vagões.
Na segunda-feira (6), uma queda de energia interrompeu o funcionamento das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, fazendo com que a companhia acionasse reforço de ônibus da SPtrans.