ARTE

MAM de Campinas abre neste sábado exposição "Alma Feminina"

Mostra reúne apenas obras de mulheres e faz homenagem a Geninha Penteado

Marita Siqueira
marita.siqueira@rac.com.br
09/03/2013 às 05:01.
Atualizado em 26/04/2022 às 01:28
A artista plástica Hermogênia Penteado de Camargo, conhecida como Geninha Penteado (Júlio César Costa/AAN)

A artista plástica Hermogênia Penteado de Camargo, conhecida como Geninha Penteado (Júlio César Costa/AAN)

A artista plástica Hermogênia Penteado de Camargo, conhecida como Geninha Penteado, será homenageada na mostra 'Alma Feminina', instalada no Museu de Arte Moderna de Campinas (MAM). Em referência ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8) o museu reuniu 16 trabalhos de 16 mulheres artistas da cidade para a exposição, mais sete esculturas de médio porte, produzidas em bronze platinado, da grande homenageada, de 82 anos. A abertura ocorre neste sábado (9), às 10h, e as visitas poderão ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

De acordo com a curadora, Sandra Hitner, as esculturas de Geninha retratam a mulher com forte apelo sensual. “A peça central é uma mulher em posição ‘fatale’. Tem também um belíssimo casal com cabeça geométrica com 80 centímetros e uma sereia que parece sair da água”, afirma ela, frisando que as peças têm em média 40 centímetros de altura e 50 centímetros de base. “A escultora Geninha Penteado é, atualmente, a mais importante da cidade. E nunca recebeu uma homenagem à altura de sua importância. Ela contribui todos os dias para o cenário artístico da cidade e, por isso, vamos dar um destaque especial a essa valiosa contribuição”, diz o organizador da exposição, Marcos Garcia.

Natural de Limeira, Geninha estudou no tradicional Colégio São José de Limeira, onde iniciou seus estudos em desenho e trabalhou com artes plásticas. Porém, ao sair do colégio não exerceu a profissão logo em seguida. Aos 55 anos, com quatro filhos e cinco netos, resolveu resgatar a artista escondida desde a infância, quando enchia folhas de papel em branco com desenhos. Ela trabalha suas esculturas em barro, bronze, pedra, concreto, chapas de ferro e ligas de alumínio, predominando sempre a figura feminina. “Geninha é uma aluna disciplinada e compulsiva, no bom sentido. Produziu muito. Atuou com muito vigor pelo menos 15 anos”, conta a artista plástica Cecília Stelini, uma das primeiras professoras de Geninha.

Serviço

Exposição 'Alma Feminina'

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Até 3 de maio

No Museu de Arte Moderna - Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n - Centro) - Campinas

De graça

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por