A Uefa realizou nesta quinta-feira (26), em Istambul, na Turquia, o sorteio da fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões da Europa (Divulgação/ Reuters)
A Uefa realizou nesta quinta-feira, em sua tradicional festa de gala no início de cada temporada para premiar os melhores da anterior, em Istambul, na Turquia, o sorteio da fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões da Europa. Com muitos grandes clubes posicionados no pote 2, o evento definiu chaves com duas ou mais equipes tradicionais do continente. E uma com os dois times mais ricos do planeta: Manchester City e Paris Saint-Germain.
Rivais nas semifinais da última edição - o clube inglês passou à grande decisão -, Manchester City e Paris Saint-Germain integram o Grupo A. Será o duelo do técnico espanhol Pep Guardiola contra o craque argentino Lionel Messi, agora no clube francês. Junto com eles estão o emergente, e também rico, RB Leipzig, da Alemanha, e o Brugge, da Bélgica.
Dos outros grupos, dois podem ser considerados como da "morte". No B, o Atlético de Madrid, cabeça de chave e atual campeão espanhol, terá pela frente o Liverpool, campeão da Liga dos Campeões em 2018-2019, Milan e Porto. Já no E, o Bayern de Munique jogará contra Barcelona, Benfica e Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Será o primeiro duelo entre alemães e espanhóis depois da goleada de 8 a 2 do Bayern, em Lisboa, nas quartas de final em 2020.
O Chelsea, atual campeão, deu um pouco de sorte e caiu em um grupo mais tranquilo. Seu principal rival será a Juventus, da Itália. Zenit St.Petersburg, da Rússia, e Malmoe, da Suécia, não deverão atrapalhar e vão brigar pela terceira colocação, que dará vaga na sequência da Liga Europa.
Vida fácil não terá o Manchester United. No Grupo F, o time inglês reviverá a decisão da última edição da Liga Europa, quando perdeu para o Villarreal. O clube espanhol encabeça a chave que também tem a Atalanta, equipe italiana que tem feito boas campanhas nos últimos anos. O Young Boys, da Suíça, é o azarão.
Outra chave que dois grandes clubes da Europa precisam ficar espertos é a D. A Internazionale, atual campeã italiana, está junto com o Real Madrid e também enfrentam o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, que sempre dá trabalho. O Sheriff, time da Moldávia que fará sua estreia na Liga dos Campeões, é o coadjuvante.
Na fase de grupos, que começará no próximo dia 14, os quatro times de cada chave vão se enfrentar em seis jogos (três em casa e três como visitante). Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às oitavas de final (os terceiros vão para a Liga Europa). Na sequência serão disputadas quartas, semifinal e a final, que será no estádio São Petersburgo, na Rússia, no dia 28 de maio de 2022.
Confira os grupos da Liga dos Campeões:
Grupo A - Manchester City-ING, Paris Saint-Germain-FRA, RB Leipzig-ALE e Brugge-BEL;
Grupo B - Atlético de Madrid-ESP, Liverpool-ING, Porto-POR e Milan-ITA;
Grupo C - Sporting Lisboa-POR, Borussia Dortmund-ALE, Ajax-HOL e Besiktas-TUR;
Grupo D - Internazionale-ITA, Real Madrid-ESP, Shakhtar Donetsk-UCR e Sheriff-MOL;
Grupo E - Bayern de Munique-ALE, Barcelona-ESP, Benfica-POR e Dínamo de Kiev-UCR;
Grupo F - Villarreal-ESP, Manchester United-ING, Atalanta-ITA e Young Boys-SUI;
Grupo G - Lille-FRA, Sevilla-ESP, Red Bull Salzburg-AUT e Wolfsburg-ALE;
Grupo H - Chelsea-ING, Juventus-ITA, Zenit St.Petersburg-RUS e Malmoe-SUE.