A cultura japonesa em todas as suas formas de expressão pode ser apreciada e descoberta até este domingo (19) na 9º edição do Festival do Japão de Campinas, festa tradicional organizada pelo Instituto Cultural Nipo-Brasileiro. Em dois dias de evento, os organizadores estimam a presença de 15 mil pessoas conferindo a culinária, exposições, feira de negócios e atrações culturais que incluem apresentações de dança, demonstrações de artes marciais, shows com cantores de projeção internacional e concursos de karaokê, entre outras. “Pensamos este festival com o intuito de apresentar a cultura japonesa também para não descendentes. Antes, as atividades do Instituto eram voltadas aos associados. Então resolvemos ampliar para preservar e divulgar nossa cultura para toda a sociedade de Campinas e região”, explica o vice-presidente do Nipo e coordenador do evento, Tadayoshi Hanada.
“O Festival hoje é referência na região. Nas dependências do Nipo, os descendentes e não descendentes japoneses participam ativamente, num ambiente tranquilo e familiar.” Segundo Hanada, a praça de alimentação é uma atração à parte. “É uma boa oportunidade de degustar as delícias da culinária japonesa”, afirma, citando que o cardápio inclui sushi, sashimi, temaki, tempurá e, claro, yakisoba, a estrela máxima da festa. “Nas edições anteriores, só a nossa associação vendeu de 2,5 mil a 3 mil pratos de yakisoba”, diz Hanada.
A assessora de comunicação Célia Kataoka explica que na feira de negócios predominam os produtos japoneses, mas o leque é mais amplo, com calçados, roupas e peças importadas, além de estandes de lojas do bairro da Liberdade, de São Paulo. Em paralelo as apresentações artísticas, mestres das várias técnicas oferecem oficinas de origami (dobraduras), ikebama (arte floral), e shodô (escrita japonesa), todos organizados pela diretora cultural do Nipo, Cida Kobayashi. A tradição se faz presente também com o Taikô (tambores) e Yosakoi Soran (dança de jovens).
Entre as atrações musicais, um destaque é a cantora internacional Mariko Nakahira, que inicia no Festival sua turnê pelo Brasil. “Conhecida pela suavidade na voz, Mariko canta músicas de Missora Hibari e outros clássicos da música japonesa, além de algumas canções brasileiras como Carinhoso e Garota de Ipanema”, conta Hanada. A programação traz ainda os cantores Joe Hirata, Karen Ito, Érika Pedrão, Yoshiaki Shinde, Sergio Tanigawa e Renato Chibana & Amigos, além do grupo Todos Nós, liderado por Pedro Mizutani e Ricardo Nakase (cover de Mikawa Kenichi). “Eles são presença obrigatória e vão dar um brilho especial ao evento”, diz a diretora de karaokê do Nipo, Aquico Miyamura.
Kendô e Aikidô
Os professores Hassegawa e Roberto de Carvalho farão, respectivamente, demonstrações de Kendô e Aikidô, artes marciais milenares. O presidente da Federação Brasileira de Aikidô - 6º Dan, Severino Sales, estará presente com seus alunos, assim como Wagner Thiele, da Escola de Artes Marciais Ken Zen. As professoras Setsuko Kanashiro, Kanteru, Kanmiyo e Kanyshusi, o grupo da sensei Tomiko Kubo, e o de Jundiaí, liderado por Setsuko Kobayashi farão apresentações de dança. Outras atrações são o grupo Feel, de Ken Okubo e o conjunto Sanshin Go, de Fábio Yassumura.
Apoio institucional
Um diferencial que comprova a importância do Festival do Japão foi o subsídio de R$ 70 mil solicitado pelo deputado federal Junji Abe (PSD-SP), que veio se somar aos patrocinadores de empresas locais como a Honda. “ Além da surpresa, fiquei feliz com a notícia. Este benefício só vai ajudar na boa realização do evento”, afirma o coordenador Tadayoshi Hanada.
AGENDE-SE
O quê: 9º Festival do Japão de Campinas
Quando: Hoje, das 10h às 20h
Onde: Instituto Cultural Nipo-Brasileiro (Rua Camargo Paes, 118, Guanabara, Campinas, fone: 3241-1213
Quanto: Entrada franca