REPERCUSSÃO

Jornais na Argentina destacam protestos no Brasil

O jornal de maior tiragem na Argentina dedicou duas páginas à cobertura da mobilização brasileira

Da Agência Estado
correiopontocom@rac.com.br
21/06/2013 às 10:36.
Atualizado em 25/04/2022 às 12:08

Os protestos no Brasil são manchetes de todos os jornais da Argentina. "Gigantesco protesto em 100 cidades do Brasil", estampou o Clarín, destacando que houve "focos de violência na incomum reclamação nos principais centros urbanos do país". O jornal de maior tiragem na Argentina dedicou duas páginas à cobertura da mobilização brasileira, na qual focalizou os violentos enfrentamentos da polícia com manifestantes, provocando uma morte e dezenas de feridos.

"O que devia ser uma festa e uma proposta de novas reivindicações após o triunfo alcançado terminou contaminado por grupos descontrolados que invadiram edifícios públicos, incendiaram a sede da chancelaria em Brasília e atacaram unidades móveis da imprensa", observou em uma análise.

O La Nación dedicou metade da capa ao assunto com foto dos manifestantes no espelho d'água do Palácio do Itamaraty. "Brasil estremece: violência no maior dia de protestos", titulou.

O La Nación disse que mais de um milhão de pessoas saíram às ruas apesar das concessões feitas pelo governo ao reduzir as tarifas do transporte coletivo. O foco da cobertura foi a violência que tomou conta dos protestos. "A festa no Brasil se transformou em um pesadelo", disse o jornal, que também fez uma ampla cobertura do assunto em uma página e meia.

O diário econômico Ámbito Financiero também colocou o Brasil na primeira página, embora com menor destaque. E chamou a atenção para "o desafio que cresce e inquieta" e para a "surpresa de que a imprensa seja alvo da ira dos manifestantes". Em duas páginas de cobertura, o jornal destacou ainda que "o transporte no Brasil é de terceiro mundo, mas tão caro quanto no primeiro".

O El Cronista disse que "o Brasil protesta porque permanece a desigualdade". A imagem de potência emergente que o Brasil consolidou na última década não foi suficiente para um grande setor da população que ganhou as ruas nas últimas duas semanas com protestos em massa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por