Lukinha, que estava no Cruzeiro, terá sua terceira passagem pelo Vôlei Renata (Divulgação)
O Vôlei Renata retornou aos treinos na última semana reformulado para a disputa da temporada 2023/24. O argentino Horácio Dileo segue no comando da equipe, que contará com sete caras novas, além de quatro renovações. Três vezes campeão paulista de forma consecutiva, o time busca o tetracampeonato estadual.
Entre os contratados estão o líbero Lukinha, o oposto argentino Bruno Lima, os centrais Léo Andrade e Juninho, o levantador Jó Neto, e os ponteiros Alan Patrick e Maurício Borges. Permanecem no elenco o levantador argentino Demián González, o ponteiro Adriano, o central Felipe Brito e o oposto Lucas Borges. Dentre os que saíram, os principais nomes são Felipe Roque, Everaldo, Nicolas Lazo, João Franck e Alê.
“Entre os principais objetivos de um início de trabalho, após a montagem do elenco, é fazer o grupo entender as regras internas de trabalho e prepará-los para buscar mais uma conquista”, disse Dileo.
No dia 1º de agosto será realizado um evento para a apresentação oficial de todos os atletas e comissão técnica, e que contará com a presença de autoridades da cidade, patrocinadores e sócios-torcedores.
AS CARAS NOVAS
Lukinha: líbero, vem do Cruzeiro. É a terceira passagem dele em Campinas. Bruno Lima: titular da seleção argentina, está disputando a Liga das Nações.
Leo Andrade: vem do Sesi e foi revelação da Superliga 21/22. Tem duas passagens pela seleção principal em treinamentos.
Juninho: formado na base do Minas, foi vice-campeão da Superliga 22/23.
Alan Patrick: se destacou como o maior pontuador do Apan Blumenau na última Superliga. Jó Neto: se destaca por ser um levantador de mais de 2 metros. Bom bloqueador.
Maurício Borges: campeão olímpico no Rio 2016 com a seleção brasileira.
CATEGORIA DE BASE
O time sub-17 do Vôlei Renata brilhou no último dia 9 ao conquistar a etapa de Campinas do Campeonato Brasileiro Interclubes da categoria. A final foi contra o Cruzeiro, derrotado por 3 sets a 1 (25/20, 22/25, 25/23 e 25/18), no Ginásio do Taquaral.
A equipe campineira teve 100% de aproveitamento nos oito jogos disputados durante cinco dias. Foram apenas três sets perdidos. O resultado garantiu a classificação do Vôlei Renata à fase final do Brasileiro, que acontece em Saquarema-RJ, entre os meses de novembro e dezembro.
No final da competição, a Confederação Brasileira de Vôlei – CBV -, organizadora do evento, em parceira com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC -, ainda premiou os melhores jogadores do campeonato, promovendo um incentivo aos atletas para continuarem no esporte em busca de crescimento profissional e pessoal.
Nas arquibancadas também houve festa. Além de acompanharem uma disputa intensa dentro de quadra, os torcedores também puderam aproveitar, no último dia do torneio, um momento de entretenimento com a mascote do CBC, que animou os presentes com entrega de diversos brindes.
FASE FINAL
A disputa para a definição do campeão nacional no final do ano terá seis equipes. Primeiro, segundo e terceiro da etapa campineira, Vôlei Renata, Cruzeiro e Círculo Militar-PR se juntarão a Sesi-SP, Minas e Grêmio Náutico União-RS, os três primeiros colocados da etapa realizada em Natal-RN.
SUB-21
Já a categoria sub-21 do Vôlei Renata conquistou para Campinas o título dos Jogos Regionais, também no último dia 9, em Mococa. Na decisão, a vitória foi sobre Itatiba por 3 sets a 0. A campanha, que não teve nenhum set perdido, garantiu classificação para os Jogos Abertos, em outubro.