FUTURO PROMISSOR

Promessas voltam com medalhas dos jogos da Juventude

Evento na capital paraibana reuniu 4.208 atletas entre 15 e 17 anos de todas as regiões do país

Esportes Já
25/11/2024 às 15:22.
Atualizado em 25/11/2024 às 15:22
O arqueiro da Acamp no lugar mais alto do pódio (Divulgação)

O arqueiro da Acamp no lugar mais alto do pódio (Divulgação)

Promessas do esporte de Campinas deram nesse mês de novembro um passo importante na busca por níveis ainda mais significativos em suas modalidades. O arqueiro Felipe Tim, de 15 anos, e a jogadora de badminton Juliana Murosaki, de 17, disputaram os Jogos da Juventude, em João Pessoa-PB, e voltaram com nova confirmação de que estão no caminho certo. Ambos desembarcaram na cidade com cinco medalhas na bagagem. Tim ganhou ouro e prata, enquanto Juliana alcançou o ouro, prata e bronze. 

Tim participou pela primeira vez do principal evento multiesportivo do Brasil para jovens de 15 a 17 anos, com organização do Comitê Olímpico do Brasil (COB). E confirmou o potencial de quem foi campeão brasileiro em 2023 e 2024 e bronze no Pan-americano de El Salvador em maio deste ano. Na categoria sub-18 do tiro com arco, subiu no lugar mais alto do pódio no individual e ficou com a prata na dupla mista. "Foi mais uma meta cumprida e mais um passo conquistado no esporte", disse o jovem da Associação dos Arqueiros de Campinas (Acamp). 

Juliana, por sua vez, alcançou o ouro na dupla feminina, a prata no individual e o bronze na dupla mista. Diferentemente de Tim, que fez sua estreia, a atleta do Clube Fonte São Paulo participou pela última vez da competição por já ter atingido o limite de idade. Em 2022 e 2023 ela também esteve nos Jogos da Juventude, mas não conquistou medalhas. Esse ano foi diferente. Ela explica o processo de evolução. 

"Em 2022 eu não tinha estrutura e nem intensidade nos treinos por estar em um projeto social. Em 2023, eu fui acolhida pelo Clube Fonte São Paulo, que me ofereceu todo o suporte e apoio para iniciar na carreira de treinamentos intensos, mas eu ainda treinava apenas aos finais de semana, pois morava em Itapetininga. Já neste ano eu me mudei para Campinas, foquei nos treinamentos e evolui muito minha qualidade técnica, física e psicológica", relata a jogadora. 

Tanto Juliana quanto Tim participaram do Gymnasiade, o Mundial Escolar, em Manama, capital do Bahrein, antes da disputa em João Pessoa. O arqueiro ficou em quarto lugar por equipes e na dupla mista, enquanto a atleta de badminton avançou três rodadas e foi derrotada nas quartas de final por Xianwen ZHAO, da China. Ambos celebram o 2024 positivo. 

No início do ano, Tim passou a integrar a seleção brasileira e, após alcançar bons resultados, praticamente encerra a temporada com o desempenho em João Pessoa, na competição que reuniu 4.208 atletas de todas as regiões do país. Mas 2024 ainda não acabou para o jovem, que ainda participará de eventos regionais e estaduais até o fim de dezembro. "Para o próximo ano, meu objetivo é ganhar mais uma vez o Brasileiro e também ganhar mais competições internacionais", projetou. 

Juliana, por sua vez, ainda tem uma disputa importante nessa reta final de 2024, o Campeonato Sul-Americano de Badminton, que acontece de 4 a 12 de dezembro, em Santiago, no Chile. A longo prazo, a atleta faz planos. "A meta é intensificar ainda mais os treinos, mirando sempre no objetivo principal, que são as Olimpíadas."

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por