Pintado ao lado de Matheus Bueno, que pode voltar ao time hoje (Raphael Silvestre/Guarani FC)
Quatorze dias depois do último jogo de Júnior Rocha, o Guarani estreia hoje o seu quarto técnico na temporada de 2024.
Pintado inicia contra o CRB, às 17h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, uma trajetória com a promessa da diretoria de não ser interrompida pelo menos até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro.
A missão do treinador, a partir desta rodada 12, pode ser dividida em três etapas: tirar o time da lanterna, deixar a zona de rebaixamento para trás e tentar brigar por uma colocação acima da metade da tabela.
Pintado espera que sua largada no Guarani seja semelhante a de sua primeira passagem pelo clube, entre o final de 2015 e início de 2016. Na ocasião, o time se manteve invicto nos 13 primeiros jogos sob o comando do treinador, com sete vitórias e seis empates.
“Para mim, foi como a conquista de um título na época”, relembra. “Depois que saí do Guarani, fui para o São Paulo, sou muito grato ao clube”, destacou. “Aquele momento vai servir de inspiração para essa minha segunda passagem. Conheço a casa e isso é importante.”
O clube trabalhou para que o contexto da recente troca de comando seja diferente daquele que envolveu a primeira mudança na Série B. Júnior Rocha chegou para ocupar a vaga de Claudinei Oliveira já na terceira rodada e não conseguiu fazer o time reagir.
Agora, o departamento de futebol espera que a experiência de Pintado leve o grupo a uma rápida adaptação.
“O sistema de jogo já está definido e é simples. Vamos precisar fazer algo diferente já a partir da partida com o CRB. Esperemos que a resposta seja dada o mais rápido possível”, comentou Pintado, que conta com um histórico de recuperar equipes na Série B.
A campanha do Guarani é de uma vitória, dois empates e oito derrotas. O time soma 5 pontos e está na lanterna.
Com um triunfo hoje, pode, no máximo, subir uma posição. A equipe não ganha há sete rodadas.
Para tentar quebrar o jejum diante do CRB, Pintado tem o retorno de quatro jogadores que cumpriram suspensão no empate por 3 a 3 com o Ituano pela última rodada, no Brinco. Assim, o volante Matheus Bueno e os atacantes Airton, João Victor e Marlon estão à disposição. O treinador pode também ter a volta do lateralesquerdo Jefferson, que estava machucado.
Por outro lado, o volante Camacho será desfalque. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na última partida e cumprirá suspensão.
CRB
O CRB também ocupa a zona de rebaixamento, mas sua situação é bem menos desconfortável do que a do Guarani.
Está no antepenúltimo lugar com 9 pontos, mas tem dois jogos a menos, já que esteve envolvido na final da Copa do Nordeste. Pela Série B, foram apenas três jogos em casa, com duas vitórias e um empate.
Para enfrentar o Guarani, o time do técnico Daniel Paulista deve ter três mudanças.
Depois de cumprir suspensão, o zagueiro Gustavo Henrique tende a voltar ao time no lugar de Darlisson. Suspensos, o lateral Matheus Ribeiro e o volante João Pedro devem ser substituídos, respectivamente, por Jorge e o atacante Mike.
FICHA TÉCNICA
CRB x GUARANI
CRB: Matheus Albino; Hereda, Fábio Alemão, Gustavo Henrique e Jorge; Falcão, Rômulo e Gegê; Mike, Léo Pereira e Anselmo Ramon.
Técnico: Daniel Paulista.
GUARANI: Vladimir; Heitor, Douglas Bacelar, Léo Santos e Jefferson; Matheus Bueno, Anderson Leite e Luan Dias; João Victor, Caio Dantas e Airton.
Técnico: Pintado.
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió.
Horário: 17h (Band).
Juiz: Savio Pereira Sampaio(DF).
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.